Busca avançada
Ano de início
Entree

EDPs parabólicas semilineares e atratores ilimitados

Processo: 16/04925-7
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de julho de 2016 - 30 de junho de 2018
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Matemática - Análise
Pesquisador responsável:Juliana Fernandes da Silva Pimentel
Beneficiário:Juliana Fernandes da Silva Pimentel
Instituição-sede: Centro de Matemática, Computação e Cognição (CMCC). Universidade Federal do ABC (UFABC). Ministério da Educação (Brasil). Santo André , SP, Brasil
Assunto(s):Equações diferenciais parciais 

Resumo

A teoria de atratores para sistemas dinâmicos de dimensão infinita tem sido um estimulante e recorrente tema de pesquisa, que se manteve, durante muito tempo, baseado em uma hipótese crucial de existência de um conjunto absorvente compacto para as trajetórias. Entretanto, já se sabe que são também de muito interesse sistemas dinâmicos que não possuem atratores limitados devido à existência de trajetórias ilimitadas, e que, portanto, não são absorvidas por um compacto.Neste sentido, nos propomos a investigar e desenvolver, no âmbito deste projeto de pesquisa, uma teoria geral de atratores ilimitados, tanto em contextos autônomos como não-autônomos. Esta direção da pesquisa é motivada, em particular, pelo estudo dos atratores em equações de evolução, quando a não-linearidade é não-dissipativa. Sendo assim, pretendemos considerar uma equação escalar parabólica não-autônoma, sem propriedades dissipativas, como um modelo a ser estudado. Uma vez que trajetórias podem se tornar ilimitadas em tempo finito ou infinito, é inevitável não abordar fenômenos de blow-up no contexto de equações de evolução. Nesta linha, planejamos explorar os possíveis regimes e comportamentos assintóticos que aparecem na equação do calor semilinear e não-dissipativa, definida domínios n-dimensionais. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LAPPICY, PHILLIPO; PIMENTEL, JULIANA. Slowly non-dissipative equations with oscillating growth. PORTUGALIAE MATHEMATICA, v. 75, n. 3-4, p. 313-327, 2018. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.