Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da atividade muscular,forca de mordida e cortisol salivar em crianças com bruxismo antes e após o uso do laser de baixa potência em acupontos-ensaio clínico controlado.

Processo: 15/24731-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de junho de 2016 - 31 de maio de 2018
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Clínica Odontológica
Pesquisador responsável:Sandra Kalil Bussadori
Beneficiário:Sandra Kalil Bussadori
Instituição-sede: Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Campus Vergueiro. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Crianças  Bruxismo 

Resumo

O bruxismo é considerado como uma atividade repetitiva da musculatura mastigatória, atividade essa caracterizada pelo ranger dos dentes e/ou segurar ou impulsionar a mandíbula. O presente estudo terá como objetivo avaliar por meio de ensaio clínico controlado a atividade muscular, força de mordida e do cortisol salivar em crianças de 6 a 8 anos com bruxismo do sono, pré e pós aplicação do laser de baixa potência em acupontos, com um laser. Os parâmetros estabelecidos serão 786,94nm, 0,04 cm2, 70mW, 20s por ponto, sendo aplicação pontual e 6 pontos de cada lado diretamente sobre a pele tomando como referência os acupontos. As crianças serão distribuídas em 4 grupos (n=19), o grupo 1 receberá terapia com laser de baixa potência aplicado em acupontos, o grupo 2 placa oclusal, o grupo 3 será o grupo placebo, e o grupo 4 será o grupo controle sem bruxismo. Serão realizadas avaliações da atividade muscular com o eletromiográfo da BTS TJMOINT, e para a força de mordida será utilizado um dinamômetro digital. A análise do cortisol salivar será realizado através da coleta de 2 amostras de saliva, na casa dos participantes com horário estipulado em 9 horas da manhã e antes de dormir, respeitando 1 hora de jejum, seguida de higiene bucal com água. As avaliações serão realizadas antes das terapias empregadas,um e seis meses após,em todos os grupos.Os resultados obtidos serão computados e análise estatística realizada por meio de uma análise descritiva inicial dos dados para a determinação de estimativas pontuais, precisões e validação, por via de métodos gráficos, através dos métodos de análise de variância(análise de resíduos)e testes paramétricos(verificação das pré condições.Também, para a determinação das precisões das estimativas e comparações,serão utilizados métodos de estimação intervealar dos parâmetros de interesse.Quando necessário,poderão ser utilizados técnicas de transformações ou testes não paramétricos na análise dos dados.Serão realizados os testes quiquadrado, teste t-student, análise de variância (ANOVA), adotando-se um nível de significância de 95%(p0,05). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
KOBAYASHI, FERNANDA YUKIE; CASTELO, PAULA MIDORI; LEAL GONCALVES, MARCELA LETICIA; MOTTA, LARA JANISKY; DA COSTA MOTA, ANA CAROLINA; ALTAVISTA, OLGA MARIA; PINTO, MARCELO MENDES; SALGUEIRO, MONICA CANUTO; SANTOS FERREIRA, KRISTIANNE PORTA; BUSSADORI, SANDRA KALIL. Evaluation of the effectiveness of infrared light-emitting diode photobiomodulation in children with sleep bruxism Study protocol for randomized clinical trial. MEDICINE, v. 98, n. 38 SEP 2019. Citações Web of Science: 1.
CANUTO SALGUEIRO, MONICA DA CONSOLACAO; BORTOLETTO, CAROLINA CARVALHO; RATTOTEMPESTINI HORLIANA, ANNA CAROLINA; COSTA MOTA, ANA CAROLINA; MOTTA, LARA JANSISKI; MOTTA, PAMELLA DE BARROS; MESQUITAFERRARI, RAQUEL AGNELLI; SANTOS FERNANDES, KRISTIANNE PORTA; BUSSADORI, SANDRA KALIL. Evaluation of muscle activity, bite force and salivary cortisol in children with bruxism before and after low level laser applied to acupoints: study protocol for a randomised controlled trial. BMC COMPLEMENTARY AND ALTERNATIVE MEDICINE, v. 17, AUG 8 2017. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.