Resumo
O presente projeto inclui dois estudos integrados a saber: Estudo 1 - Objetivo: examinar os indicadores de temperamento e de comportamento de crianças nascidas pré-termo em comparação a crianças nascidas a termo (saudáveis e sem condição de vulnerabilidade biológica no início do desenvolvimento) nos três primeiros anos de idade. Metodologia: 100 crianças, sendo 50 nascidas pré-termo e 50 a termo, de 18 a 36 meses, e suas respectivas mães. Os problemas de comportamento serão avaliados pelo Child Behavior Checklist é o temperamento pelo Early Childhood Behavior Questionnaire. Estudo 2 - Objetivo: avaliar a efetividade de um programa de intervenção de práticas educativas maternas para fortalecer práticas positivas e prevenir violência intra-familiar contra à criança na primeiríssima infância, além de prevenir problemas de comportamento das crianças, em amostras de mães de crianças nascidas pré-termo em condição de vulnerabilidade. (AU)
Publicações científicas
(9)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
HOWE, TASHA R.;
KNOX, MICHELE;
PISANI ALTAFIM, ELISA R.;
LINHARES, MARIA BEATRIZ M.;
NISHIZAWA, NAHOKO;
FU, TRISTA JUHSIN;
LEAO CAMARGO, ANA P.;
REYES ORMENO, GABRIELA I.;
MARQUES, TERESA;
BARRIOS, LUISA;
PEREIRA, ANA I.
International child abuse prevention: insights from ACT Raising Safe Kids.
CHILD AND ADOLESCENT MENTAL HEALTH,
v. 22,
n. 4, SI,
p. 194-200,
NOV 2017.
Citações Web of Science: 7.