Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudos da influência de atmosfera de oxigênio sobre o transporte eletrônico em dispositivos fotovoltaicos orgânicos

Processo: 15/24908-7
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de junho de 2016 - 31 de agosto de 2018
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física da Matéria Condensada
Pesquisador responsável:Roberto Mendonça Faria
Beneficiário:Roberto Mendonça Faria
Instituição-sede: Instituto de Física de São Carlos (IFSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Transporte eletrônico  Eletrônica orgânica 

Resumo

Pesquisas em células solares orgânicas compõem hoje um dos principais segmentos da área de Eletrônica Orgânica, e dispositivos fotovoltaicos tipo bulk heterojunction (BHJ), são os que têm mostrando melhores desempenhos na conversão de energia solar em elétrica. Essa combinação, doador-aceitador, forma um sistema extremamente interessante do ponto de vista eletrônico. Porém, para aumentar a eficiência desses dispositivos, faz-se necessário o estudo detalhado dos processos de dissociação dos éxcitons fotogerados, dos fenômenos de recombinação e de transporte eletrônico nos dispositivos, assim como o de coleção das cargas pelos eletrodos. Nesse projeto, pretendemos usar medidas de CELIV, de transiente de fotocorrente, de corrente termoestimulada, de espectroscopia resolvida no tempo, etc., para estudar a influência de estados localizados (armadilhas) nas propriedades elétricas de dispositivos fotovoltaicos orgânicos tipo bulk heterojunction. Usaremos como camada ativa a blenda rr-P3HT:PCBM, e realizaremos os estudos em variando-se a razão molar indo de 0 a 100 % de PCBM na composição total. Exploraremos estruturas alternativas baseadas no e também do polímero PBDTT-FTTE e na molécula PC71BM. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MOTTI, SILVIA G.; CARDOSO, LILIAN S.; GOMES, DOUGLAS J. C.; FARIA, ROBERTO M.; MIRANDA, PAULO B. Probing Device Degradation and Electric Fields in Polymeric Field-Effect Transistors by SFG Vibrational Spectroscopy. Journal of Physical Chemistry C, v. 122, n. 19, p. 10450-10458, MAY 17 2018. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.