Busca avançada
Ano de início
Entree

Métodos de amostragem e análises para estudos do mercúrio atmosférico

Resumo

A Convenção de Minamata, acordo global que prevê a redução do uso e das emissões de mercúrio (Hg), foi assinada em 2013 por 128 países membros das Nações Unidas, entre eles o Brasil. A deposição úmida de Hg pode ser utilizada como parâmetro indicador de fontes de emissão. Valores de concentrações de Hg em água de chuva são necessários para a quantificação da deposição local/regional, e estabelecimento dos riscos de contaminação do ambiente. No Brasil, estima-se que as emissões de Hg originárias de resíduos sólidos são de cerca de 12 t/ano e as emissões a partir da queima da floresta amazônica da ordem de 6 a 9 t/ano. Entretanto, não se tem informação sobre onde e/ou como estas emissões impactam o ambiente e a saúde humana. Frente à escassez de dados, o "Diagnóstico preliminar sobre o mercúrio no Brasil" publicado pelo Ministério do Meio Ambiente (2013) aponta para "a evidente necessidade do levantamento de dados de concentração e especiação de mercúrio na atmosfera". Em decorrência do exposto, este projeto tem como objetivos: 1) implantar e validar um método de determinação do Hg em água de chuva; 2) desenvolver um amostrador passivo de mercúrio gasoso elementar (MGE) baseado em nanopartículas de ouro visando o mapeamento de áreas de risco em termos de emissões de MGE. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Científicos evalúan el impacto de los incendios forestales sobre la emisión de mercurio en la atmósfera 
Grupo da Unicamp avalia impacto de queimada florestal na emissão de mercúrio 
Group from Unicamp is evaluating the impact of forest burning on mercury emissions into the atmosphere 
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (3 total):
Ambiente do Meio: UNICAMP avalia impacto de queimada florestal na emissão de mercúrio (06/Dez/2019)
AlcidesFaria: Mercurio e queimada florestal (03/Dez/2019)
Revista Analytica online: Pesquisadores da Unicamp avaliam impacto de queimada florestal na emissão de mercúrio (02/Dez/2019)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SANTOS, ELIAS DE BARROS; MOHER, PALEAH; FERLIN, STACY; FOSTIER, ANNE HELENE; MAZALI, ITALO ODONE; TELMER, KEVIN; BROLO, ALEXANDRE GUIMARAES. Proof of concept for a passive sampler for monitoring of gaseous elemental mercury in artisanal gold mining. SCIENTIFIC REPORTS, v. 7, NOV 28 2017. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.