Busca avançada
Ano de início
Entree

Métodos de amostragem e análises para estudos do mercúrio atmosférico

Processo: 16/03559-7
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de agosto de 2016 - 31 de julho de 2018
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Pesquisador responsável:Anne Helene Fostier
Beneficiário:Anne Helene Fostier
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Pesq. associados:Elias de Barros Santos
Assunto(s):Química ambiental  Materiais nanoestruturados  Atmosfera  Amostragem  Mercúrio (elemento químico) 

Resumo

A Convenção de Minamata, acordo global que prevê a redução do uso e das emissões de mercúrio (Hg), foi assinada em 2013 por 128 países membros das Nações Unidas, entre eles o Brasil. A deposição úmida de Hg pode ser utilizada como parâmetro indicador de fontes de emissão. Valores de concentrações de Hg em água de chuva são necessários para a quantificação da deposição local/regional, e estabelecimento dos riscos de contaminação do ambiente. No Brasil, estima-se que as emissões de Hg originárias de resíduos sólidos são de cerca de 12 t/ano e as emissões a partir da queima da floresta amazônica da ordem de 6 a 9 t/ano. Entretanto, não se tem informação sobre onde e/ou como estas emissões impactam o ambiente e a saúde humana. Frente à escassez de dados, o "Diagnóstico preliminar sobre o mercúrio no Brasil" publicado pelo Ministério do Meio Ambiente (2013) aponta para "a evidente necessidade do levantamento de dados de concentração e especiação de mercúrio na atmosfera". Em decorrência do exposto, este projeto tem como objetivos: 1) implantar e validar um método de determinação do Hg em água de chuva; 2) desenvolver um amostrador passivo de mercúrio gasoso elementar (MGE) baseado em nanopartículas de ouro visando o mapeamento de áreas de risco em termos de emissões de MGE. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SANTOS, ELIAS DE BARROS; MOHER, PALEAH; FERLIN, STACY; FOSTIER, ANNE HELENE; MAZALI, ITALO ODONE; TELMER, KEVIN; BROLO, ALEXANDRE GUIMARAES. Proof of concept for a passive sampler for monitoring of gaseous elemental mercury in artisanal gold mining. SCIENTIFIC REPORTS, v. 7, NOV 28 2017. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.