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Inclusão e necessidade educacional especial: compreendendo identidade e diferença por meio do ensino de física e da deficiência visual.

Resumo

O livro aborda um dos maiores problemas enfrentados por docentes ao planejarem e lecionarem atividades de física em ambiente que contempla a presença de estudantes com e sem deficiência visual, ou seja, o trabalho com aquilo que deve ser comum entre os estudantes referidos e o que deve ser específico para estudantes cegos e com baixa visão. A abordagem central é que a deficiência visual não necessariamente implica em necessidade educacional especial. Tais necessidades são aquelas que emergem no contexto educacional formal como consequência de alguma ou múltiplas características específicas da deficiência visual. Para além de tais necessidades, que podem se evidenciar em aspectos metodológicos, ergonômicos, de materiais instrucionais etc., o que resulta de procedimento e materiais em sala de aula deve ser tomado como comum entre alunos com e sem deficiência visual. Portanto, igualdade e diferença são entendidas no livro como duas faces da mesma moeda, e este é um conceito central enfocado no livro. Ele é resultado parcial de investigações financiadas pela FAPESP entre os anos de 2000 a 2010 e complementado por investigações suscitadas pelas pesquisas financiadas pela FAPESP, bem como, por trabalhos nacionais desenvolvidos na área do ensino de física para estudantes com deficiência visual. Representa uma síntese de 18 anos de investigações de seu solicitante, complementadas pelos estudos considerados, trabalhos estes que compõe um texto completo e significativo para as áreas do ensino, da aprendizagem e da pesquisa em ensino de física, inclusão escolar e necessidade educacional especial. (AU)