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"Experiência de interação de mulheres brasileiras com publicidade contraintuitiva: Um estudo em Grounded Theory sobre a midiatização da imagem da mulher negra"

Resumo

Este trabalho enquadra-se como uma relevante e necessária proposta de continuidade e avanço dos estudos sobre as repercussões de sentido do estímulo contraintuitivo na comunicação publicitária brasileira. As articulações produzidas apresentam uma relevante contribuição aos estudos dos Meios e da Produção Mediática que abordam a publicidade como objeto, visto que a originalidade desta investigação oferece um rigoroso e substantivo estudo sobre as experiências de recepção da publicidade contraintuitiva por mulheres brasileiras (brancas e negras), compreendendo pelos seus olhares os significados e repercussões em estereótipos tradicionais associados à mulher negra. Com outras palavras, apresenta-se uma proposta de explicação sobre os nexos de sentido que são construídos quando da interação de mulheres brasileiras com narrativas publicitárias contraintuitivas que apresentam mulheres negras como protagonistas de seus discursos. Este trabalho configura-se como uma investigação qualitativa orientada pela interligação teórica das perspectivas do Interacionismo Simbólico e dos Estudos da Recepção (Midiatização, Mediações e Interação), com foco nas influências da mídia na (re)elaboração das identidades sociais, enquanto referencial teórico e pela Grounded Theory Construtivista, como abordagem metodológica. A construção dos resultados desta pesquisa possibilitou a articulação do modelo teórico representativo EXPERIÊNCIAS DE INTERAÇÃO DE MULHERES BRASILEIRAS COM ANÚNCIOS CONTRAINTUITIVOS. Este modelo está estruturado por duas categorias centrais: uma de caráter geral, que expressa as experiências de mulheres brancas e negras, denominada DIMENSÃO SÓCIO-EMOCIONAL CATÁRTICA NO IMAGINÁRIO e a outra, de viés mais específico, que articula as experiências de mulheres negras, identificada no estudo como EXPERIÊNCIA DA DOR DO RACISMO E OS EFEITOS DE ANÚNCIOS CONTRAINTUITIVOS PARA SUA REDUÇÃO. (AU)

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