Busca avançada
Ano de início
Entree

Simulação clínica: implicações dos recursos na satisfação e autoconfiança do estudante e na estratégia de aprendizagem

Processo: 16/04261-1
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de julho de 2016 - 30 de junho de 2018
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem Médico-cirúrgica
Pesquisador responsável:Alessandra Mazzo
Beneficiário:Alessandra Mazzo
Instituição-sede: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Simulação (aprendizagem)  Educação em enfermagem 

Resumo

Este projeto tem como objetivo geral comparar práticas simuladas que utilizam simuladores de alta fidelidade e de dramatização e como objetivos específicos 1) Propor e validar a criação de cenário alta fidelidade; 2) Identificar e comparar a satisfação, autoconfiança, desenho e prática da estratégia simulada de alta fidelidade, com uso de simuladores de alta fidelidade com o uso de dramatização. Trata-se de um estudo experimental a ser realizado com estudantes de graduação em enfermagem 3o e 10o semestres do curso de graduação, regularmente matriculados e maiores de 18 anos. Seguidos os preceitos éticos os dados serão coletados durante as atividades de um workshop que terá como tema central Assistência de Enfermagem na Retenção Urinária. Na atividade, após aula teórica dialogada, os estudantes serão divididos em dois grupos denominados A e B. Os dois grupos desenvolverão idênticos treinos de habilidade e na sequência práticas simuladas de alta complexidade. O Grupo A realizará a prática simulada de alta complexidade com o uso de simuladores de alta fidelidade e o grupo B realizará prática simulada de alta complexidade em modelo misto (paciente simulado acoplado em simulador de baixa fidelidade). Após os treinos os grupos responderam aos seguintes instrumentos: Escala de Satisfação com as Experiências Clínicas Simuladas, Escala de satisfação e autoconfiança, Escala de práticas educativas - Versão do estudante, Escala do design da simulação - Versão do estudante. Os dados da pesquisa serão analisados no programa SPSS (Statistical Package for Social Science), de acordo com a recomendação dos autores dos instrumentos. Nos testes estatísticos será assumido o valor de p<0,05 como valor crítico de significância. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MANO, LEANDRO Y.; MAZZO, ALESSANDRA; NETO, JOSE R. T.; MESKA, MATEUS H. G.; GIANCRISTOFARO, GABRIEL T.; UEYAMA, JO; JUNIOR, GERSON A. P. Using emotion recognition to assess simulation-based learning. NURSE EDUCATION IN PRACTICE, v. 36, p. 13-19, MAR 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.