Busca avançada
Ano de início
Entree

Obtenção de óleos microbianos por leveduras a partir de glicerol empregando biorreatores do tipo coluna de bolhas e air-lift

Processo: 16/06683-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de agosto de 2016 - 31 de janeiro de 2019
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Microbiologia Aplicada
Pesquisador responsável:João Paulo Alves Silva
Beneficiário:João Paulo Alves Silva
Instituição-sede: Escola de Engenharia de Lorena (EEL). Universidade de São Paulo (USP). Lorena , SP, Brasil
Assunto(s):Reatores biológicos  Hidrodinâmica  Glicerol  Transferência de oxigênio 

Resumo

A produção de combustíveis renováveis representa um setor de importância estratégica para países emergentes como o Brasil. Atualmente, biocombustíveis tais como o biodiesel e bioquerosene são obtidos a partir de óleos vegetais, entretanto o uso destes óleos para tal finalidade apresenta desvantagem como a sazonalidade da produção agrícola e a competição com culturas alimentícias por terras cultiváveis. Uma alternativa que visa contornar tais dificuldades refere-se ao emprego de óleos produzidos por microrganismos. A produção de óleos microbianos pode ser realizada por microrganismos autotróficos, como microalgas e cianobactérias, ou por microrganismos heterotróficos, como fungos e leveduras. Quando comparados aos cultivos autotróficos, processos heterotróficos possibilitam a obtenção de altas concentrações de células e de lipídeos, em biorreatores com elevado volume por unidade de área superficial, resultando em maiores produtividades em relação aos cultivos autotróficos. Dentro deste contexto, o presente projeto tem como objetivo desenvolver tecnologias voltadas à produção de óleos microbianos em condições heterotróficas utilizando glicerol como principal substrato. Em uma primeira etapa serão desenvolvidos estudos visando a seleção de leveduras produtoras de lipídeos e a otimização das condições de cultivo tais como a composição nutricional do meio de fermentação e o fornecimento de oxigênio, a fim de melhorar a produção de óleos microbianos em cultivos realizados em frascos agitados. Em uma etapa seguinte serão realizados estudos em biorreatores de agitação pneumática, dos tipos coluna de bolhas e Air-lift, a fim de otimizar as condições de transferência de oxigênio e verificar a influência deste parâmetro sobre a produtividade de óleos microbianos. Nesta etapa também estão previstas a caracterização de parâmetros hidrodinâmicos dos biorreatores utilizados. O presente projeto é relevante do ponto de vista tecnológico e ambiental, uma vez que promove o desenvolvimento de processos voltados à produção de lipídeos a partir de fontes renováveis de matéria-prima como o glicerol, um subproduto da produção de biodiesel. A obtenção de lipídeos a partir de um subproduto da produção de biodiesel possibilita a integração de tais processos, contribuindo desta forma para a geração de tecnologias necessárias para o desenvolvimento de biorrefinarias baseadas em lipídeos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TOLEDO, MARIAH L.; PEREIRA, MATHEUS M.; FREIRE, MARA G.; SILVA, JOAO P. A.; COUTINHO, JOAO A. P.; TAVARES, ANA P. M. Laccase Activation in Deep Eutectic Solvents. ACS SUSTAINABLE CHEMISTRY & ENGINEERING, v. 7, n. 13, p. 11806-11814, JUL 1 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.