Busca avançada
Ano de início
Entree

Criação de contexto favorável ao compartilhamento do conhecimento operário: avaliação de fatores em fábricas automotivas Brasil e China

Processo: 16/00132-2
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de julho de 2016 - 28 de fevereiro de 2019
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Produção
Pesquisador responsável:Jorge Muniz Junior
Beneficiário:Jorge Muniz Junior
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia (FEG). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Guaratinguetá. Guaratinguetá , SP, Brasil
Pesq. associados: Bruno Chaves Franco ; Daniel Wintersberger ; Marcela Aparecida Guerreiro Machado de Freitas
Assunto(s):Gestão do conhecimento 

Resumo

Na procura por melhor competitividade, a indústria tem discutido e aplicado diversos conceitos relacionados a pessoas e processos. Todavia, em muitas organizações, os conceitos adotados são implementados e mantidos de forma desarticulada. Diversos autores reconhecem o papel da vantagem competitiva do conhecimento, o qual é tratado de forma implícita nos modelos tradicionais de Gestão da Produção. Explorando oportunidades nesse cenário, este Projeto propoõe analisar o compartilhamento do conhecimento operário em fábricas automotivas por meio de fatores relativos à Gestão do Conhecimento, Organização do Trabalho e Organização da Produção. A pesquisa utilizará uma abordagem quali-quanti que envolve operários e gestores no Brasil e China para identificar os fatores e avaliá-los. Para avaliar a importância desses fatores, será usada estatística multivariada e o Processo Hierárquico Analítico de Saaty (2001). Esta pesquisa indicará a relação entre os fatores e o uso explícito do tema "conhecimento" em sistemas produtivos. Dessa forma, ela contribui à promoção de um contexto favorável à criação e ao compartilhamento do conhecimento operário e está alinhada às demandas recentes de pesquisa e organizacionais. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ALMEIDA, DIOGO; PRADHAN, NINAD; MUNIZ, JR., JORGE. Assessment of ISO 9001:2015 implementation factors based on AHP: Case study in Brazilian automotive sector. INTERNATIONAL JOURNAL OF QUALITY & RELIABILITY MANAGEMENT, v. 35, n. 7, p. 1343-1359, 2018. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.