Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos da taxa de aquecimento na nucleação de cristais em vidros: do laboratório a prática

Resumo

Este projeto visa explorar os efeitos da taxa de aquecimento na nucleação de cristais em vidros. Números de cristais, taxas de nucleação e a microestrutura final das vitrocerâmicas resultantes desses tratamentos serão medidas. Uma mudança sistemática na taxa de aquecimento permitirá obter correlações entre estes parâmetros, a partir das quais as equações que determinam esses processos em condições não isotérmicas serão deduzidas. Os resultados serão comparados com soluções numéricas, a fim de descobrir os obstáculos na descrição atual de nucleação não-isotérmica. Experiências de laboratório serão levadas a cabo utilizando composições estequiométricas, o que poderá permitir transformações polimórficas. O estudo da difusão simultânea de íons será introduzido por modificação da composição do vidro progenitor (off-estequiometria) dentro dos limites de formação de soluções sólidas. Centrando-se sobre os efeitos da taxa de aquecimento em experiências de laboratório poderá permitir um salto substancial para a implementação de condições ceramização encontradas na prática industrial na produção de vitrocerâmicas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DEUBENER, J.; MONTAZERIAN, M.; KRUEGER, S.; PEITL, O.; ZANOTTO, E. D. Heating rate effects in time-dependent homogeneous nucleation in glasses. Journal of Non-Crystalline Solids, v. 474, p. 1-8, OCT 15 2017. Citações Web of Science: 6.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.