Busca avançada
Ano de início
Entree

Participação da via do fator de crescimento de hepatócitos na fisiopatologia do envenenamento experimental de ratos pelos venenos de Bothrops jararaca e Crotalus durissus terrificus

Resumo

Durante os envenenamentos acidentais pelos venenos crotálicos e botrópicos, algumas manifestações relativamente resistentes à soroterapia convencional são constatadas. Como exemplo, podemos citar as lesões hepáticas, renais e locais que, dependendo da gravidade, representam risco de morbidade ou invalidez para os indivíduos afetados. O ativador do fator de crescimento de hepatócitos (HGFA) e seu substrato HGF são constituintes de uma cascata plasmática em vertebrados que interage, estrutural e funcionalmente, com os sistemas da coagulação e da fibrinólise. A desregulação funcional da via do HGF está relacionada à patogenia de uma variedade de patologias. Durante os processos de lesão tecidual por causas variadas em um determinado órgão, as concentrações teciduais e plasmáticas da forma ativa do HGF (HGFa) mostram-se significativamente aumentadas. Na verdade, a concentração plasmática do HGFa tem sido considerada um marcador biológico para diagnóstico e prognóstico em processos de coagulação intravascular disseminada (CID). A reposição pelo HGF tem sido preconizada como terapia regenerativa para processos patológicos decorrentes de lesão tecidual de variadas causas, com resultados promissores. Uma vez que lesão tecidual e CID são características presentes em muitos acidentes ofídicos, nosso objetivo será a dosagem por ensaio imunológico de HGFa em amostras de plasma e no extrato de tecido hepático de ratos experimentalmente envenenados com os venenos das serpentes Crotalus durissus terrificus e Bothrops jararaca. A presente exploração poderá servir de base para estudos posteriores nos quais o tratamento pela reposição de HGF em alguns casos de envenenamentos ofídicos, com lesões teciduais diagnosticadas. Além disto, os resultados deste estudo poderão contribuir para melhorar nossa compreensão da fisiopatologia dos envenenamentos acidentais provocados por estes venenos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PREZOTO, B. C.; KATO, E. E.; GONCALVES, L. R. C.; SAMPAIO, S. C.; SANO-MARTINS, I. S.. Elevated plasma levels of hepatocyte growth factor in rats experimentally envenomated with Bothrops jararaca venom: Role of snake venom metalloproteases. Toxicon, v. 162, p. 9-14, . (16/00211-0)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.