Busca avançada
Ano de início
Entree

Identificação do fenótipo de macrófagos presentes no processo de reparo de defeitos ósseos reconstruídos com diferentes biomateriais e sua influência na reparação e qualidade do tecido ósseo formado

Resumo

O conhecimento acerca da influência do sistema imunológico no reconhecimento dos biomateriais tem auxiliado sobremaneira no entendimento sobre as respostas do hospedeiro e seu destino em um organismo vivo. O mesmo se aplica aos biomateriais substitutos ósseos que pela diversidade físico-química geram diferentes respostas no que se refere à qualidade e quantidade do contingente celular, persistência do biomaterial, quantidade e qualidade do tecido ósseo neoformado, bem como à presença de outros tecidos. Dentro do processo de reconhecimento celular do biomaterial implantado, destacam-se os macrófagos, células cuja plasticidade morfológica e funcional permite que estas determinem como o organismo reagirá na presença de um biomaterial específico. Assim, este estudo tem como objetivo identificar o fenótipo dos macrófagos presentes no processo de reparo de defeitos ósseos de calvária de ratos preenchidos com diferentes substitutos ósseos, a fim de avaliar sua influência na reparação e na qualidade do tecido ósseo formado. Oitenta ratos Wistar machos serão submetidos a procedimento cirúrgico para confecção de um defeito circular de 5 mm de diâmetro no osso parietal direito. Os animais serão divididos em quatro grupos (n=20 cada) de acordo com o material de preenchimento: Grupo C - Controle, enxerto ósseo autógeno intramembranoso particulado, Grupo BO - osso bovino deproteinizado particulado, Grupo BC - Fosfato de cálcio bifásico acrescido de HA/TCP particulado, Grupo BS - Vitrocerâmica bioativa particulada. Após 3, 7, 21 e 45 dias, os animais serão submetidos a eutanásia para remoção dos espécimes para serem preparados e submetidos à análise microscópica morfológica, microscopia de luz polarizada, imuno-histoquímica, imunofluorescência e microtomografia.computadorizada (microCT). (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
THOMPSON, FRANCIS CAZZELI; MATSUMOTO, MARIZA AKEMI; BIGUETTI, CLAUDIA CRISTINA; MUNIZ RENNO, ANA CLAUDIA; HOLGADO, LEANDRO DE ANDRADE; SANTIAGO JUNIOR, JOEL FERREIRA; MUNERATO, MARCELO SALLES; SARAIVA, PATRICIA PINTO. Distinct healing pattern of maxillary sinus augmentation using the vitroceramic Biosilicate (R): Study in rabbits. Materials Science & Engineering C-Materials for Biological Applications, v. 99, p. 726-734, JUN 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.