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Elaboração de indicadores para análise do impacto de políticas de prevenção de violência escolar: aspectos políticos, sociais, econômicos e históricos e proposições possíveis

Processo: 16/04041-1
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de julho de 2016 - 30 de junho de 2018
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Joyce Mary Adam
Beneficiário:Joyce Mary Adam
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Pesq. associados:Claudia Aparecida Sorgon Scotuzzi
Assunto(s):Políticas públicas  Violência escolar 

Resumo

A presente proposta de pesquisa tem como objetivo geral aprofundar as análises sobre as políticas de prevenção da violência escolar vinculadas aos princípios presentes em políticas para a juventude no contexto atual. Os objetivos específicos do projeto são: a) pesquisar as práticas que estão sendo desenvolvidas a partir da implementação das propostas de prevenção da violência escolar; b) elaboração de indicadores para avaliar o impacto de duas propostas governamentais de prevenção à violência escolar, que são as implementadas pela Secretaria de Educação do estado de São Paulo e a Secretaria de Educação do estado de Minas Gerais a partir de discussões a serem desenvolvidas com os implementadores das propostas e com as escolas. A metodologia de pesquisa a ser desenvolvida para estudo e elaboração dos indicadores para avaliação das duas políticas governamentais nos dois estados brasileiros será: a) atualização e aprofundamento do estudo documental das políticas implementadas; b) grupos focais com professores mediadores, e profissionais da Diretoria de Ensino de Limeira no que tange ao estado de São Paulo, e entrevistas com implementadores, educadores e gestores de escolas no estado de Minas Gerais e de São Paulo. A metodologia de análise dos dados envolverá as reflexões teóricas de autores que vêm estudando o contexto político econômico e social relacionado às políticas para a juventude e violência e violência escolar. Para análise de documentos e para os dados dos grupos focais propõe-se a análise crítica do discurso (Van Dijk, 2010; Fairclough, 2012).Os indicadores deverão ser elaborados a partir da compreensão e desvelamento dos aspectos ideológicos, políticos e concepções sobre juventude, insegurança, violência social, violência escolar e as relações que se estabelecem a partir de tais concepções. (AU)