Busca avançada
Ano de início
Entree

Syngonanthus nitens Bong. (Rhul.)-loaded nanostructured system for vulvovaginal candidiasis treatment

Resumo

Sistemas nanotecnológicos empregados para a liberação de produtos naturais têm sido extensivamente estudadas recentemente. A atividade antimicrobiana de plantas medicinais tem mostrado melhor ação farmacológica quando estas plantas são incorporadas em sistema de liberação de fármacos. Syngonanthus nitens Bong. (Rhul.) pertence à família Eriocaulaceae e apresenta atividades como antiulcerogênica, antioxidante, antibacteriana, e recentemente o seu perfil antifúngico vem sendo avaliado. O objetivo deste estudo foi avaliar a atividade antifúngica de S. nitens não incorporado (E) e incorporado (SE) em um sistema precursor de cristal líquido (S) para o tratamento de candidíase vulvovaginal (CVV) com Candida albicans. A concentração inibitória mínima (CIM) foi determinada pela técnica de microdiluição. Além disso, foram realizados testes de inibição de biofilme e hifas. Posteriormente, o perfil terapêutico foi avaliado em um modelo in vivo de candidíase vulvovaginal com ratas Wistar. Os resultados mostraram atividade antifúngica eficaz após incorporação no S para todas as cepas testadas, com MICs que variam de 31,2 ug / mL a 62.5¼g / mL. A observação microscópica de do ensaio de inibição de hifas utilizando SE revelou a ausência de células filamentosas após 24 horas de exposição a uma concentração de 31,2 ug / mL. O extrato não incorporado não foi ativo contra biofilmes, todavia, após a incorporação houve significativa melhora contra os biofilmes de todas as cepas. Na experiência in vivo, SE foi eficaz no tratamento da infecção após apenas dois dias de tratamento sendo ainda mais ativo que o fármaco anfotericina B. Conclusão: o extrato de S. nitens é ativo contra C. albicans e o seu potencial anti-fúngico foi aumentada após incorporação no LCPS, estes resultados representam uma aplicação promissora para SE no tratamento da Candidíase vulvovaginal. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DOS SANTOS RAMOS, MATHEUS APARECIDO; DE TOLEDO, LUCIANI GASPAR; FIORAMONTI CALIXTO, GIOVANA MARIA; BONIFACIO, BRUNA VIDAL; DE FREITAS ARAUJO, MARCELO GONZAGA; DOS SANTOS, LOURDES CAMPANER; GOTTARDO DE ALMEIDA, MARGARETE TERESA; CHORILLI, MARLUS; BAUAB, TAIS MARIA. Syngonanthus nitens Bong. (Rhul.)-Loaded Nanostructured System for Vulvovaginal Candidiasis Treatment. INTERNATIONAL JOURNAL OF MOLECULAR SCIENCES, v. 17, n. 8, . (16/13784-8, 13/25432-0)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.