Busca avançada
Ano de início
Entree

Involvement of socs-jak-stat signalling in the effects of aerobic exercise in a model of asthma

Processo: 16/50010-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de agosto de 2016 - 31 de julho de 2018
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Convênio/Acordo: Imperial College, Reino Unido
Proposta de Mobilidade: SPRINT - Projetos de pesquisa - Mobilidade
Pesquisador responsável:Rodolfo de Paula Vieira
Beneficiário:Rodolfo de Paula Vieira
Pesq. responsável no exterior: Maria Gabriela Belvisi
Instituição no exterior: Imperial College London, Inglaterra
Instituição-sede: Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Campus Vergueiro. São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:12/15165-2 - Papel da sinalização purinérgica e da sinalização SOCS-JAK-STAT nos efeitos antiinflamatórios do treinamento aeróbio em modelos experimentais de asma e em indivíduos asmáticos, AP.JP
Assunto(s):Doenças respiratórias  Asma  Mediadores da inflamação  Proteínas supressoras da sinalização de citocina  Citocinas  Interleucinas  Treinamento físico  Treinamento aeróbio 

Resumo

A asma é uma doença inflamatória crônica das vias aéreas, que resulta em piora da qualidade de vida do portador da doença. Nos últimos anos diversos estudos têm demonstrado que o treinamento físico aeróbio (TFA) realizado de maneira adequada apresenta efeitos anti-inflamatórios para as vias aéreas, tanto em modelos experimentais de asma quanto para indivíduos asmáticos. Entretanto, embora alguns poucos efeitos celulares tenham sido investigados (ainda somente nos modelos animais), o estudo dos possíveis mediadores extra e intracelulares dos efeitos do TFA na asma ainda não foram investigados, exceto para o NF-kB. Assim, o presente projeto objetiva avaliar os efeitos do TFA sobre a sinalização das proteínas SOCS, JAK e STAT nos pulmões como possíveis mediadores dos efeitos anti-inflamatórios do TFA em um modelo experimental de asma (usando ácaros da poeira doméstica - house dust mite - HDM). Para isso, os animais receberão a administração intra-traqueal de HDM (100ug) nos dias 0, 7, 14, 21, 28, 35 e 42 e serão submetidos ao TFA (para avaliação do efeito terapêutico), a I partir do dia 17 por 5 semanas, Após vinte e quatro horas da última sessão de treinamento e desafio com alérgeno, serão avaliados a inflamação no lavado broncoalveolar e no tecido pulmonar, os níveis dos mediadores pró-inflamatórios (1L-1 beta, 1L-2, IL-4, 1L-5, IL-6, KC/CXCL1, IL-23) e os níveis dos mediadores anti-inflamatórios (citocinas 1L-10, IL-1ra) e também a expressão de SOCS1, SOCS2, SOCS3, JAK2, fosfo JAK2 [...]. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RODRIGUES BRANDAO-RANGEL, MAYSA ALVES; LACERDA BACHI, ANDRE LUIS; OLIVEIRA-JUNIOR, MANOEL CARNEIRO; ABBASI, ASGHAR; SILVA-RENNO, ADRIANO; DE BRITO, AURILEIA APARECIDA; LIGEIRO DE OLIVEIRA, ANA PAULA; TOLEDO-ARRUDA, ALESSANDRA CHOQUETA; BELVISI, MARIA GABRIELA; VIEIRA, RODOLFO PAULA. Exercise Inhibits the Effects of Smoke-Induced COPD Involving Modulation of STAT3. OXIDATIVE MEDICINE AND CELLULAR LONGEVITY, 2017. Citações Web of Science: 4.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.