Busca avançada
Ano de início
Entree

Aplicação de cromotografia líquida de alta eficiência e eletroforese capilar para determinação de perfil de impurezas dos fármacos anti-histamínicos de terceira geração

Processo: 15/11210-1
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de agosto de 2016 - 30 de setembro de 2018
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia - Análise e Controle de Medicamentos
Pesquisador responsável:Anil Kumar Singh
Beneficiário:Anil Kumar Singh
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Pesq. associados:Fernando Mauro Lanças ; Maria Ines Rocha Miritello Santoro ; Nájla Mohamad Kassab
Assunto(s):Antagonistas dos receptores histamínicos  Qualidade dos medicamentos  Controle físico-químico de qualidade dos fármacos  Contaminação de medicamentos  Método cromatográfico 

Resumo

A alergia é uma resposta exagerada do sistema imunológico, quando indivíduos com hipersensibilidade são expostos a agentes antígenos, tais como: fungos, ácaros, insetos, alimentos, medicamentos, poeira, pêlos de animais, substâncias químicas, entre outras inúmeras substâncias alergênicas. Vislumbra-se, nas últimas décadas, um vertiginoso crescimento mundial de pessoas afligidas por alguma reação alérgica e, tal fato, atribui-se as mudanças de fatores ambientais, como o aumento de exposição a agentes poluentes e o aumento de tempo de permanência em locais fechados. Particularmente, o Brasil apresenta um índice acima da média mundial de pessoas alérgicas.Sabidamente, ainda não há fármaco eficaz para o tratamento da alergia, somente para o controle das reações alérgicas. A classe de fármacos mais utilizados para tratar as reações alérgicas são os anti-histamínicos (anti-H1), também denominados antialérgicos.Os anti-histamínicos H1 são classificados em três classes, de primeira geração (provocam sonolência por ingressarem com facilidade no sistema nervoso central); de segunda geração (não provocam sedação ou sonolência pela dificuldade de penetrar no sistema nervoso central); e, por fim, de terceira geração (uma evolução dos anti-H1 de segunda geração no que se referem aos seus efeitos adversos, além, de não provocar sonolência).No presente projeto tem intuito de aferir os níveis de impurezas dos anti-histamínicos de terceira geração para tanto serão utilizados métodos modernos como a cromatografia líquida de alta eficiência e eletroforese capilar a modo cromatografia eletrocinética micelar (MEEKC); desenvolver, validar, aplicar métodos precisos e exatos no controle de qualidade de 09 (nove) anti-histamínicos zwitteriônicos; analisar o perfil de impurezas dos referidos anti-histamínicos através das técnicas hifenadas LC-MS e EC-MS; quantificar os anti-histamínicos e suas impurezas em formas farmacêuticas comercializados no mercado brasileiro.Almeja-se através deste projeto de pesquisa expandir o conhecimento científico-acadêmico sobre o tema proposto, tornando ao Laboratório de Controle Físico-Químico Qualidade um núcleo de excelência e referência em pesquisa nesse âmbito, ampliar a capacidade de formação de profissionais de alta qualificação, afim de que possam vir a contribuir com Ciência, Tecnologia e Inovação para a sustentabilidade do Estado de SP, no que tange a geração de recursos e competência profissional, gerando reflexos positivos para o crescimento do país, fortalecer o programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas da USP, ampliar parcerias e colaborações com outros grupos de pesquisa fora do Estado de SP, com vistas ao aumento da capacidade produtiva e de inovação e contribuir para a melhoria da saúde pública da população brasileira, principalmente a população do Estado de SP. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DA COSTA, LUCAS MACIEL; DE ALMEIDA LEITE, HEITOR OLIVEIRA; KASSAB, NAJLA MOHAMAD; SINGH, ANIL KUMAR. Green Analytical Methods for the Separation of Seven Antihistamines: Application in Separation of Azelastine and Related Impurities in Nasal Solution. INTERNATIONAL JOURNAL OF ANALYTICAL CHEMISTRY, 2019. Citações Web of Science: 0.
DE ALMEIDA LEITE, HEITOR OLIVEIRA; KASSAB, NAJLA MOHAMAD; AURORA PRADO, MARIA SEGUNDA; SINGH, ANIL KUMAR. Stability-indicating methods applied in the separation and characterization of the main degradation product of propafenone. SEPARATION SCIENCE PLUS, v. 1, n. 7, p. 490-497, JUL 2018. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.