Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação de uma plataforma bioquímica baseada no modelo de duas correntes (C6 e C5) para a conversão da palha de arroz em etanol

Processo: 15/24813-6
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de agosto de 2016 - 30 de setembro de 2018
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Microbiologia Aplicada
Pesquisador responsável:Ines Conceicao Roberto
Beneficiário:Ines Conceicao Roberto
Instituição-sede: Escola de Engenharia de Lorena (EEL). Universidade de São Paulo (USP). Lorena , SP, Brasil
Pesq. associados:Solange Inês Mussatto Dragone
Assunto(s):Fermentação  Biorrefinarias  Kluyveromyces marxianus   Etanol 

Resumo

A obtenção de etanol de 2ª geração de forma competitiva se apresenta ainda como um desafio científico e tecnológico, tanto no que se refere às etapas de processamento da biomassa, como aquelas relativas à conversão bioquímica de suas frações de carboidratos. Um dos principais desafios deste processo é o desenvolvimento de uma rota tecnológica para a recuperação eficiente das frações de carboidratos levando em conta as características da biomassa a ser tratada. Além disso, deve ser considerado o impacto da rota escolhida nas etapas posteriores do processo (hidrólise enzimática e fermentação). Normalmente, são necessárias, uma ou mais etapas de pré-tratamento para promover modificações estruturais na biomassa com vistas à obtenção de um licor de pentoses (C5) com baixa toxicidade para fermentação, e um material sólido residual mais susceptível à hidrólise enzimática da celulose para obter glicose (C6). Dentro deste contexto, o presente projeto tem por objetivo estudar da produção de etanol de segunda geração a partir da palha de arroz usando uma configuração de processo projetada para fermentação em separado das duas correntes de açúcares (C6 e C5). Pretende-se ainda, caracterizar as frações de lignina geradas e estabelecer condições ótimas para a etapa de sacarificação e fermentação simultâneas (SSF) empregando uma concepção de reator não-convencional. Desta forma, pretende-se contribuir para os avanços nesta importante área do conhecimento com possibilidades de análise técnico-econômica a partir dos dados gerados. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CASTRO, RAFAEL C. A.; FERREIRA, ISABELA S.; ROBERTO, INES C.; MUSSATTO, SOLANGE I. Isolation and physicochemical characterization of different lignin streams generated during the second-generation ethanol production process. International Journal of Biological Macromolecules, v. 129, p. 497-510, MAY 15 2019. Citações Web of Science: 3.
DE ASSIS CASTRO, RAFAEL CUNHA; MUSSATTO, SOLANGE I.; ROBERTO, INES CONCEICAO. A vertical ball mill as a new reactor design for biomass hydrolysis and fermentation process. RENEWABLE ENERGY, v. 114, n. B, p. 775-780, DEC 2017. Citações Web of Science: 1.
DE ASSIS CASTRO, RAFAEL CUNHA; FONSECA, BRUNO GUEDES; LIMA DOS SANTOS, HILTON TULIO; FERREIRA, ISABELA SILVEIRA; MUSSATTO, SOLANGE INES; ROBERTO, INES CONCEICAO. Alkaline deacetylation as a strategy to improve sugars recovery and ethanol production from rice straw hemicellulose and cellulose. INDUSTRIAL CROPS AND PRODUCTS, v. 106, n. SI, p. 65-73, NOV 1 2017. Citações Web of Science: 24.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.