Busca avançada
Ano de início
Entree

Papel do epitélio brônquico na regulação da inflamação na asma e DPOC: novos achados e estado da arte

Processo: 16/08280-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Pesquisador Visitante - Internacional
Vigência: 07 de novembro de 2016 - 25 de novembro de 2016
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Rodolfo de Paula Vieira
Beneficiário:Rodolfo de Paula Vieira
Pesquisador visitante: Pieter S. Hiemstra
Inst. do pesquisador visitante: Universiteit Leiden, Holanda
Instituição-sede: Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Campus Vergueiro. São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:12/15165-2 - Papel da sinalização purinérgica e da sinalização SOCS-JAK-STAT nos efeitos antiinflamatórios do treinamento aeróbio em modelos experimentais de asma e em indivíduos asmáticos, AP.JP
Assunto(s):Pneumologia  Asma  Exercício físico  Cultura de células  Células epiteliais  Intercâmbio de pesquisadores 

Resumo

A asma é uma doença caracterizada pela limitação reversível do fluxo aéreo, pela inflamação crônica e remodelamento das vias aéreas. A doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), por sua vez, apresenta limitação irreversível do fluxo aéreo, com inflamação crônica e remodelamento das vias aéreas (particularmente das pequenas vias aéreas), além de destruição dos espaços aéreos (alvéolos e septos alveolares). O epitélio das vias aéreas não é somente uma barreira física das vias aéreas, mas contribui ativamente para a patogênese da asma e da DPOC através da liberação de mediadores dos processos inflamatórios e fibróticos. Além disso, o epitélio brônquico também corresponde a primeira linha de defesa contra vírus, bactérias e outros patógenos envolvidos na exacerbação da asma e DPOC. Nesse contexto, modelos in vivo e in vitro de exacerbação têm sido desenvolvidos para nos permitir estudar os efeitos e os mecanismos da exacerbação nessas doenças. Portanto, o presente projeto para a visita do Prof. Dr. Pieter S. Hiemstra objetiva estabelecer uma primeira ponte de colaboração científica, onde nosso grupo de pesquisa (Imunologia Pulmonar e do Exercício) se beneficiará muito do conhecimento do Prof. Dr. Pieter S. Hiemstra no desenvolvimento e estudo dos modelos in vivo e in vitro de exacerbação de asma e DPOC. Além disso, o Prof. Dr. Pieter S. Hiemstra irá nos ensinar como isolar e cultivar células epiteliais brônquicas (cultura de células primária) em interface ar-líquido e também como ativar adequadamente estas células para que possamos estudar os mecanismos de exacerbação da asma e DPOC e futuramente podermos estudar se o treinamento físico é capaz de inibir a exacerbação da asma e da DPOC. Para os estudos sobre os mecanismos de exacerbação da asma (estudos in vivo e in vivo), o ácaro de poeira doméstica (dermatophagoides pteronyssinus) será utilizado como agente primário (indutor de resposta inflamatória alérgica), enquanto que para os mecanismos de exacerbação de DPOC (estudos in vivo e in vivo), o extrato da fumaça de cigarro será utilizado como agente primário (por ser o cigarro o principal agente indutor da DPOC). Em ambos os casos (asma e DPOC) a exacerbação será induzida através da exposição a um agente bacteriano (Staphylococcus aureus) e viral (Rinovírus and Vírus Respiratório Sincicial). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Palestras de Pieter Hiemstra, da Universidade de Leiden  

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DURIGON, THOMAS STRAVINSKAS; MACKENZIE, BREANNE; OLIVEIRA-JUNIOR, MANOEL CARNEIRO; SANTOS-DIAS, ALANA; DE ANGELIS, KATIA; MALFITANO, CHRISTIANO; DA PALMA, RENATA KELLY; GUERRA, JULIANA MORENO; DAMACENO-RODRIGUES, NILSA REGINA; CALDINI, ELIA GARCIA; DE ALMEIDA, FRANCINE MARIA; AQUINO-SANTOS, HELIDA CRISTINA; RIGONATO-OLIVEIRA, NICOLE CRISTINE; LEAL DE OLIVEIRA, DANIELLE BRUNA; AIMBIRE, FLAVIO; LIGEIRO DE OLIVEIRA, ANA PAULA; FRANCO DE OLIVEIRA, LUIZ VICENTE; DURIGON, EDISON LUIZ; HIEMSTRA, PIETER S.; VIEIRA, RODOLFO P. Aerobic Exercise Protects from Pseudomonas aeruginosa-Induced Pneumonia in Elderly Mice. JOURNAL OF INNATE IMMUNITY, v. 10, n. 4, p. 279-290, 2018. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.