Busca avançada
Ano de início
Entree

Oferta e integração de ações e serviços de saúde prestados às pessoas que vivem com HIV/aids em situação de privação de liberdade

Resumo

Este estudo tem o objetivo de analisar a assistência prestada pelas equipes de saúde das unidades prisionais às pessoas que vivem com HIV/aids privadas de liberdade. Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem quantitativa, realizado em seis unidades prisionais da região de Ribeirão Preto (SP). A população do estudo será composta pelas pessoas privadas de liberdade com diagnóstico de HIV/aids em situação de clausura por mais de 6 meses na unidade prisional. Os dados serão coletados por meio de entrevistas com apoio de um questionário estruturado que contempla seis seções, a saber: Dados sobre o perfil sociodemografico; Dados sobre a prática sexual; Dados clínicos e de acompanhamento dos casos; Dados sobre o percurso no sistema prisional; Dados sobre a dimensão elenco de ações e serviços ofertados pelas unidades prisionais às PVHA; Dados sobre a dimensão coordenação (integração) do cuidado. Na análise dos dados, serão utilizadas técnicas estatísticas descritivas e construídos indicadores relacionados à oferta e integração de ações e serviços de saúde, os quais corresponderão ao valor médio das respostas de todos os entrevistados para cada item do instrumento. Os indicadores serão classificados como insatisfatórios (entre 1 e 2,5 correspondendo a valores até 50% da escala), regulares (maior que 2,5 e menor que 3,5 correspondendo a valores entre 50% e 70% da escala) e satisfatórios (maior que 3,5 correspondendo a valores maior que 70% da escala). Além disso, a associação destes indicadores com as variáveis do perfil sociodemográfico será verificada pela análise de correspondência múltipla. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ALINE CRISTINA GONÇALVES ANDRADE CADAMURO; RUBIA LAINE DE PAULA ANDRADE; LIVIA MARIA LOPES; LIS APARECIDA DE SOUZA NEVES; ERIKA APARECIDA CATOIA; ALINE APARECIDA MONROE. Coordenação do cuidado às pessoas que vivem com HIV no sistema prisional. Acta Paulista de Enfermagem, v. 33, p. -, 2020. Citações Web of Science: 0.
GLAUCIA MORANDIM RAVANHOLI; ERIKA APARECIDA CATOIA; RUBIA LAINE DE PAULA ANDRADE; LIVIA MARIA LOPES; MARIA EUGENIA FIRMINO BRUNELLO; VALDES ROBERTO BOLLELA; MARIA INES BATTISTELLA NEMES; ALINE APARECIDA MONROE. Pessoas vivendo com HIV/Aids no cárcere: regularidade no uso da terapia antirretroviral. Acta Paulista de Enfermagem, v. 32, n. 5, p. 521-529, Out. 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.