Busca avançada
Ano de início
Entree

Risedronato no tratamento de osteoporose em portadores de cirrose com varizes esofágicas: avaliação sobre segurança e eficácia na recuperação da massa óssea

Processo: 16/07117-9
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de setembro de 2016 - 31 de agosto de 2018
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Fernando Gomes Romeiro
Beneficiário:Fernando Gomes Romeiro
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FMB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Esofagite  Cirrose hepática  Gastroenterologia  Doenças ósseas metabólicas  Osteoporose 

Resumo

A osteoporose é a única complicação da cirrose que continua aumentando progressivamente em prevalência, inclusive após o transplante hepático. É bastante comum em portadores de cirrose, aumentando o risco de fraturas e também a morbimortalidade. Diagnóstico precoce e tratamento adequado são fundamentais para evitar fraturas e sequelas debilitantes. O tratamento inclui medidas nutricionais como reposição de cálcio e vitamina D e também o uso de um agente anti-reabsortivo, como os bisfosfonatos. Porém apesar dos benefícios ósseos, bisfosfonatos orais podem estar associados a lesões em trato gastrointestinal alto, podendo aumentar o risco de hemorragia digestiva. Por isso é necessário avaliar a segurança de seu uso em pacientes com cirrose e varizes esofágicas. Os objetivos deste estudo são avaliar, de maneira inédita, o risco de lesões em trato digestivo alto relacionadas ao uso de risedronato oral, administrado semanalmente, em pacientes cirróticos com varizes esofágicas e que tenham diagnóstico confirmado de osteoporose. Se presente, o padrão de lesão endoscópica relacionado ao uso da droga será avaliado, identificando fatores de risco relacionados a essas possíveis lesões. Ao mesmo tempo será também avaliada a eficácia do bifosfonato sobre a massa óssea. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ROMEIRO, FERNANDO GOMES; IETSUGU, MARJORIE DO VAL; FRANZONI, LETICIA DE CAMPOS; AUGUSTI, LAIS; ALVAREZ, MATHEUS; AMARAL SANTOS, LIVIA ALVES; LIMA, TALLES BAZEI; KOGA, KATIA HIROMOTO; MORIGUCHI, SONIA MARTA; CARAMORI, CARLOS ANTONIO; SILVA, GIOVANNI FARI; GOMES GARCIA BETTING, LUIZ EDUARDO. Which of the branched-chain amino acids increases cerebral blood flow in hepatic encephalopathy? A double-blind randomized trial. NEUROIMAGE-CLINICAL, v. 19, p. 302-310, 2018. Citações Web of Science: 1.
AMARAL SANTOS, LIVIA ALVES; ROMEIRO, FERNANDO GOMES. Diagnosis and Management of Cirrhosis-Related Osteoporosis. BIOMED RESEARCH INTERNATIONAL, 2016. Citações Web of Science: 7.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.