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Linguagem receptiva e expressiva em pré-escolares no município de Embu das Artes (SP): fatores de risco e de proteção da saúde mental

Processo: 16/11202-1
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de setembro de 2016 - 28 de fevereiro de 2019
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Jacy Perissinoto
Beneficiário:Jacy Perissinoto
Instituição-sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Pesq. associados:Ana Carina Tamanaha ; Jair de Jesus Mari ; Maria Conceição do Rosário ; Pamela Jean Surkan ; Selma Mie Isotani ; Sheila Cavalcante Caetano ; Silvia Saboia Martins
Assunto(s):Linguagem  Recepção (comunicação)  Saúde mental 

Resumo

Atrasos de desenvolvimento e de linguagem na primeira infância podem estar relacionados a problemas socioemocionais e de comportamento, e causar grande comprometimento no funcionamento de crianças e adolescentes. Apesar da relevância, no Brasil, ainda não existem estudos que avaliem a associação entre aspectos comportamentais e socioemocionais a habilidades de linguagem em pré-escolares. São objetivos deste projeto: 1) verificar as associações entre habilidades de linguagem receptiva e expressiva e variáveis sociodemográficas e cognitivas, assim como sintomas e/ou síndromes internalizantes e/ou externalizantes de pré-escolares no município de Embu das Artes, SP; e 2) investigar o efeito de uma intervenção parental nessas habilidades. O estudo será realizado juntamente com dois estudos: (1) epidemiológico "Trauma, saúde mental e desenvolvimento da primeira infância" , já financiado pelo CNPq, que identificará os fatores de risco para sintomas e/ou síndromes internalizantes e externalizantes, bem como atrasos no desenvolvimento social-emocional e de linguagem, em uma amostra de 1.250 crianças com 4-5 anos que frequentem pré-escolas públicas no Embu das Artes.; (2) "Programa de apoio a mães (PAM)" para melhora do desenvolvimento integral de crianças pré-escolares e dos indicadores de fatores de risco de suas famílias, em uma amostra de 400 crianças com 4-5 anos que frequentam pré-escolas públicas no Embu das Artes, em avaliação e reavaliação. A proposta atual propõe ampliar a avaliação de linguagem desses estudos, incluindo avaliação das habilidades de linguagem expressiva e receptiva e triagem do processamento auditivo e de 1.650 crianças, e se um programa de apoio parental melhora essas habilidades em uma sub-amostra (300 crianças cujas mães participarm do PAM e 300 crianças controle). Acreditamos que esse estudo trará contribuições relevantes e inovadoras para a compreensão da linguagem receptiva e expressiva em pré-escolares. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SHEILA C. CAETANO; MARCOS V.V. RIBEIRO; MELANIE S. ASKARI; ZILA M. SANCHEZ; MARIA C. DO ROSÁRIO; JACY PERISSINOTO; ROSA RESEGUE; ERIKA FELIX; MARÍLIA MARIANO; THIAGO M. FIDALGO; MICHELLE CAETANO; JAIR J. MARI; PAMELA J. SURKAN; SILVIA S. MARTINS. An epidemiological study of childhood development in an urban setting in Brazil. Revista Brasileira de Psiquiatria, v. 43, n. 1, p. 43-54, Fev. 2021.
SHEILA C. CAETANO; MARCOS V.V. RIBEIRO; MELANIE S. ASKARI; ZILA M. SANCHEZ; MARIA C. DO ROSÁRIO; JACY PERISSINOTO; ROSA RESEGUE; ERIKA FELIX; MARÍLIA MARIANO; THIAGO M. FIDALGO; MICHELLE CAETANO; JAIR J. MARI; PAMELA J. SURKAN; SILVIA S. MARTINS. An epidemiological study of childhood development in an urban setting in Brazil. Revista Brasileira de Psiquiatria, n. ahead, p. -, 2020.

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