Busca avançada
Ano de início
Entree
Conteúdo relacionado

Padrão de metilação global do DNA antes e após tratamentos para perda de peso

Processo: 16/05638-1
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de setembro de 2016 - 31 de agosto de 2018
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Carla Barbosa Nonino
Beneficiário:Carla Barbosa Nonino
Instituição-sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto, SP, Brasil
Pesq. associados:Julio Sérgio Marchini
Bolsa(s) vinculada(s):16/18456-9 - Padrão de metilação global do DNA antes e após tratamentos para perda de peso, BP.TT
Assunto(s):Obesidade  Perda de peso  Dieta  Cirurgia bariátrica  Metilação de DNA  Biologia computacional 

Resumo

Independente da estratégia utilizada no controle/tratamento da obesidade, a resposta individual às intervenções é altamente variável, sendo que a variação genética entre os indivíduos explica a variedade de respostas fisiológicas existentes no mesmo ambiente, esclarecendo porque alguns indivíduos são mais propensos a ganhar/perder peso do que outros, nas mesmas condições ambientais. O objetivo do presente estudo é identificar as modificações no padrão de metilação global do DNA no sangue e no tecido adiposo antes e após dois diferentes tratamentos para a obesidade: cirurgia bariátrica e intervenção dietética. Serão selecionadas 30 mulheres de população miscigenada e idade entre 18 e 60 anos as quais serão randomizadas em três grupos: Grupo Cirurgia Bariátrica (G1): composto por 10 pacientes com obesidade grau III (IMC>40 kg/m²) submetidas a derivação gástrica em Y de Roux; Grupo Intervenção Dietética (G2): composto por 10 pacientes com obesidade grau III (IMC>40 kg/m²) submetidas a um programa de intervenção dietética hipocalórica (1200 kcal/dia) e Grupo Controle (G3): composto por 10 mulheres eutróficas (IMC entre 18,5 e 24,9 kg/m²). As pacientes serão submetidas à avaliação nutricional, análise da composição corporal, análise da ingestão alimentar, coleta de sangue periférico para análise genética (metilação de DNA) e bioquímica, além de coleta de adiposo abdominal subcutâneo para análise genética. Após seis meses todos os procedimentos serão realizados novamente para G1 e, após seis semanas para G2. Para análise estatística será utilizado o teste t, modelos de regressão linear e correlação de Pearson. As análises do metiloma completo serão realizadas por ferramentas de bioinformática, incluindo softwares específicos. Será admitido nível de significância para p<0,05. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Motores da epidemia de obesidade no Brasil 

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NICOLETTI, CAROLINA F.; CORTES-OLIVEIRA, CRISTIANA; PINHEL, MARCELA A. S.; NONINO, CARLA B. Bariatric Surgery and Precision Nutrition. NUTRIENTS, v. 9, n. 9 SEP 2017. Citações Web of Science: 6.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.