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Incidence and effects of toxic stress on neurodevelopmental, cognitive and socioemotional outcomes in children and adolescents: a cross national comparative collaboration

Processo: 15/50469-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de setembro de 2016 - 31 de agosto de 2018
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Psiquiatria
Convênio/Acordo: Texas Tech University
Pesquisador responsável:Andrea Parolin Jackowski
Beneficiário:Andrea Parolin Jackowski
Pesq. responsável no exterior: Elizabeth Trejes-Castilho
Instituição no exterior: Texas Tech University (TTU), Estados Unidos
Instituição-sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo, SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/08531-5 - Coorte de alto risco para transtornos psiquiátricos na infância: seguimento de neuroimagem após 3 anos, AP.R
Assunto(s):Projetos SPRINT 

Resumo

O grupo de pesquisadores utilizará os avanços acadêmicos realizados em diferentes disciplinas para propor urna abordagem de colaboração transnacional multidisciplinar para gerar novos conhecimentos sobre a incidência e efeitos do estresse tóxico sobre o neurodesenvolvimento, a cognição e os aspectos e sócio-emocionais em crianças e adolescentes no Brasil e os Estados Unidos. Nossa equipe irá avaliar as relações entre os indicadores biológicos e de sócio desenvolvimento do estresse tóxico bem como suas associações com alterações do comportamento, cognição e saúde mental na juventude em dois centros. Nosso objetivo é construir uma base sólida de colaboração para o desenvolvimento de uma estratégia de investigação comparativa que seria realizada em ambos os países. Esta abordagem colaborativa também vai incluir a incorporação da tecnologia inovadora (por exemplo, imagens de Ressonância Magnética estrutural e funcional) e desenvolver uma parceria com as partes interessadas locais, líderes comunitários e provedores de serviços para uma melhor compreensão das necessidades e estado atual da população identificada. Esta abordagem colaborativa irá proporcionar oportunidades de formação e pesquisa para estudantes bem como produção de conhecimento acadêmico por meio de artigos científicos. A equipe utilizará sua experiência e conhecimento dos respectivos projetos em desenvolvimento para planejamento de um projeto transnacional futuro identificando entidades de financiamento externo adequado (nacional e internacional) e oportunidades para apoiar e realizar a implementação da estratégia de pesquisa. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Microagulhas podem aumentar a eficácia de anestesia tópica odontológica 
Pesquisadores do Brasil e EUA avaliam efeitos do estresse tóxico em crianças 
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