Busca avançada
Ano de início
Entree

Mosquitos and disease in the city: a study of public health and its representation in São Paulo, Brazil

Processo: 16/50008-6
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de agosto de 2016 - 31 de julho de 2018
Área do conhecimento:Interdisciplinar
Convênio/Acordo: Emory University
Pesquisador responsável:Lincoln Suesdek Rocha
Beneficiário:Lincoln Suesdek Rocha
Pesq. responsável no exterior: Uriel Kitron
Instituição no exterior: Emory University, Estados Unidos
Instituição-sede: Instituto Butantan. Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:14/27172-9 - Investigação da funcionalidade de genes de mosquitos vetores de patógenos, AP.R
Assunto(s):Parasitologia  Projetos SPRINT 

Resumo

Este projeto reúne Laboratório de Parasitologia e Museu de Saúde Pública do Instituto Butantan com o depto. de Ciências Ambientais e Programa em Português da Universidade de Emory para examinar o passado e o presente do mosquitos e outras infecções transmitidas por insetos em São Paulo. Tal estudo é relevante para a Univ. de Emory, devido à sua posição de liderança em Saúde Pública e em Estudos Brasileiros, e porque a cidade de Atlanta, como São Paulo, passou por um intenso processo de urbanização que incluiu descendentes de escravos africanos e imigrantes, e por migrantes internos de New England (em Atlanta) e da Bahia e Ceará (em São Paulo). O auxílio Sprint permitirá a união de áreas de conhecimento consideradas díspares, incluindo a antropologia, genética, estudos culturais, ecologia e epidemiologia/saúde pública. Essas abordagens são fundamentais para o trabalho dos pesquisadores proponentes: Kitron (que desenvolve estudo interdisciplinar sobre mosquitos e migração em São Paulo) e Suesdek (que investiga a função de genes de mosquitos vetores de patógenos com auxílio FAPESP). Os resultados deste projeto Sprint enriquecerão diversos conhecimentos: a popularização do estudo de genes candidatos a mosquitos transgênicos; a compreensão da transmissão de doenças transmitidas por mosquitos dentro de um contexto histórico-epidemiológico e espacial-temporal; o desenvolvimento de novos métodos de apresentação de informações a uni público não-acadêmico. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SUESDEK, LINCOLN. Microevolution of medically important mosquitoes - A review. Acta Tropica, v. 191, p. 162-171, MAR 2019. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.