Busca avançada
Ano de início
Entree

Disseminação genética da resistência e pesquisa dos fatores de virulência em Escherichia coli isoladas de animais coabitantes em propriedade leiteira

Processo: 15/15425-2
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de setembro de 2016 - 31 de agosto de 2018
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Medicina Veterinária Preventiva
Pesquisador responsável:Domingos da Silva Leite
Beneficiário:Domingos da Silva Leite
Instituição-sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Pesq. associados: Taila dos Santos Alves
Assunto(s):Moscas  Resistência microbiana a medicamentos  Doenças transmissíveis  Bovinos leiteiros 

Resumo

No Brasil, a criação de bovinos com aptidão leiteira está presente em 25% dos estabelecimentos rurais. O uso terapêutico, profilático ou como promotor de crescimento dos antimicrobianos tem contribuído para a seleção de resistência em micro-organismos comensais e patogênicos. A disseminação dos genes de resistência e de virulência está relacionada aos mecanismos de transferência horizontal entre as espécies microbianas e a veiculação na cadeia alimentar. Escherichia coli possui representantes comensais e patogênicos, de forma que a relação dessas bactérias com o hospedeiro permite a classificação destes como reservatórios de cepas portadoras de resistência. Dada a possibilidade de transferência desses genes entre cepas comensais e patogênicas dentro do hospedeiro, este estudo propõe o isolamento, identificação e a caracterização fenotípica e genotípica da resistência de E. coli em animais domésticos (vacas, bezerros, cães, entre outros) e dípteros muscóides conviventes em propriedades rurais; a detecção de fatores de virulência relacionados a colibacilose bovina e humana, assim como verificar a presença e a classificação de plasmídios e integrons nas cepas resistentes; avaliar a capacidade de disseminação dos genes de resistência através de ensaios de conjugação; determinar grupos filogenéticos das cepas resistentes e avaliar o perfil clonal das cepas resistentes através de PFGE. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ALVES, TAILA DOS SANTOS; BATISTA LARA, GUSTAVO HENRIQUE; PARIZMALUTA, RENATO; RIBEIRO, MARCIO GARCIA; LEITE, DOMINGOS DA SILVA. Carrier flies of multidrug-resistant Escherichia coli as potential dissemination agent in dairy farm environment. Science of The Total Environment, v. 633, p. 1345-1351, AUG 15 2018. Citações Web of Science: 1.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.