Busca avançada
Ano de início
Entree

Nós e os nossos nós: uma proposta interdisciplinar para o ensino médio através da literatura e audiovisual

Processo: 14/50841-4
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Programa Ensino Público
Vigência: 01 de fevereiro de 2017 - 31 de janeiro de 2021
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Denise Stefanoni Combinato
Beneficiário:Denise Stefanoni Combinato
Instituição-sede: Divisão de Ciências Fundamentais (IEF). Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Ministério da Defesa (Brasil). São José dos Campos , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):19/19059-1 - Nós e os nossos nós: impactos da articulação entre literatura e audiovisual para o processo ensino-aprendizagem no ensino médio, BP.EP
19/19134-3 - Nós e os nossos nós: impactos da articulação entre literatura e audiovisual para o processo ensino-aprendizagem no ensino médio, BP.EP
18/17509-7 - Nós e os nossos nós: impactos da articulação entre literatura e audiovisual para o processo ensino-aprendizagem no ensino médio, BP.EP
+ mais bolsas vinculadas 18/18039-4 - Nós e os nossos nós: impactos da articulação entre literatura e audiovisual para o processo ensino-aprendizagem no ensino médio, BP.EP
17/12469-4 - Nós e os nossos nós: impactos da articulação entre literatura e audiovisual para o processo ensino-aprendizagem no ensino médio, BP.EP
17/00375-5 - Nós e os nossos nós: impactos da articulação entre literatura e audiovisual para o processo ensino-aprendizagem no ensino médio, BP.EP
17/00362-0 - Nós e os nossos nós: impactos da articulação entre literatura e audiovisual para o processo ensino-aprendizagem no ensino médio, BP.EP
17/00367-2 - Nós e os nossos nós: impactos da articulação entre literatura e audiovisual para o processo ensino-aprendizagem no ensino médio, BP.EP - menos bolsas vinculadas
Assunto(s):Ensino e aprendizagem  Ensino médio  Técnicas audiovisuais de educação  Recursos audiovisuais  Literatura  Escola pública  Língua portuguesa  História  Artes 

Resumo

Este projeto fundamenta-se nos princípios teórico-metodológicos da pedagogia histórico-crítica e psicologia sócio-histórica. O público-alvo são alunos vinculados a turmas regulares de EM de uma Escola Estadual de São José dos Campos/SP. Serão planejadas e desenvolvidas atividades orientadas pela arte literária e audiovisual, articulando os eixos trabalho, ciência, tecnologia e cultura, através de atividades integradoras entre as áreas de Língua Portuguesa, História e Artes. Espera-se, através do trabalho interdisciplinar e da ênfase na linguagem literária e audiovisual no processo ensino-aprendizagem, garantir o engajamento do aluno nas atividades de estudo; assim como despertar a compreensão da necessidade da pesquisa como princípio pedagógico na Educação Básica e reforçar a indissociabilidade do ensino-pesquisa-extensão e o compromisso social da Universidade. (AU)