Busca avançada
Ano de início
Entree

Abrigo ou casa? Desenvolvimento moral de crianças e adolescentes abrigados

Processo: 16/13081-7
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Publicações científicas - Livros no Brasil
Vigência: 01 de outubro de 2016 - 30 de setembro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Adrian Oscar Dongo Montoya
Beneficiário:Adrian Oscar Dongo Montoya
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Educação moral  Desenvolvimento moral  Ambientes sociais  Adolescente institucionalizado  Criança institucionalizada  Abrigo  Publicações de divulgação científica  Produção científica  Livros 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:abrigo provisório | ambiente sociomoral | Desenvolvimento moral | Educação Moral | Desenvolvimento Moral

Resumo

O livro Abrigo ou casa? - Desenvolvimento moral de crianças e adolescentes abrigados trata de reflexões a respeito das possibilidades de trabalho junto a crianças e adolescentes abrigados de modo que suas necessidades físicas, afetivas, educacionais e sociais sejam atendidas. A obra relata a experiência de pesquisa em um Abrigo Institucional que durou aproximadamente três anos. Para esse estudo utilizou-se o trabalho de diagnóstico e intervenção que visou a constituição de um ambiente favorável ao desenvolvimento moral dessas crianças e adolescentes. O trabalho na instituição de abrigo para crianças e adolescentes em situação de risco social contou com a participação dos funcionários e acolhidos; desse modo, o estudo foi enriquecido com a análise e reflexão advinda dos comentários, atitudes e respostas dos participantes ao trabalho tanto junto aos pesquisadores como na rotina da instituição. A pesquisa e a própria análise dos dados tiveram como referência principal a teoria de Jean Piaget. Além disso, o livro traz para discussão dois capítulos teóricos: um apresentando o tema do estudo, contextualizando historicamente o tratamento das crianças e adolescentes institucionalizadas no Brasil e a situação dos serviços de acolhimento pós-ECA, como também a preocupação em atender ao direito constitucional do desenvolvimento moral; o outro busca explicitar, sob a perspectiva teórica piagetiana, o desenvolvimento moral, as questões de educação moral em indivíduos que vivem em instituições de acolhimento e a caracterização teórica de um ambiente sócio moral. Outros três capítulos retratam a discussão dos prosseguimentos, desafios, dificuldades e perspectivas que o estudo proporcionou, fomentando assim, a reflexão não apenas dos resultados obtidos, mas também da experiência de envolvimento de pesquisadores e sujeitos em unidade na busca por um ambiente sócio moral favorável ao desenvolvimento da autonomia das crianças e adolescentes acolhidos, buscando, com isso, amenizar as limitações dos próprios pesquisadores e a vulnerabilidade dos funcionários acarretada pelo trabalho em instituição ou na vulnerabilidade das crianças e adolescentes pela vivência fora do convívio de sua família em serviços de acolhimento. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)