Busca avançada
Ano de início
Entree

Seguimento de uma coorte de indivíduos com alto risco para psicose: avaliação de marcadores genéticos de transição.

Resumo

A esquizofrenia afeta cerca de 1% da população, e é um distúrbio que tende a ser crônico e incapacitante. Por isso a ciência nos últimos anos tem direcionado seus esforços para a pesquisa de indivíduos em risco ("ultra-high risk", UHR) para a psicose. No entanto, o corpo de pesquisas presentes até o momento demonstra que as taxas de conversão de indivíduos em UHR para psicose franca variam amplamente, e um grande esforço tem sido realizado para tornar tais critérios mais específicos. Fatores ambientais/individuais (desempenho neuropsicológico, trauma na infância, eventos perinatais, história pessoal ou familiar de migração, urbanicidade) e biológicos (alterações genéticas) estão implicados a um maior risco de conversão. De uma amostra populacional de 1500 indivíduos entre 18 e 30 anos de idade da cidade de São Paulo, selecionamos 150 indivíduos com pontuação alta em uma escala de triagem para UHR e 75 indivíduos controle. Além de avaliação clínica (questionário SIPS - Structured Interview for Psychosis-Risk Syndromes, avaliação neuropsicológica), tais indivíduos terão seu sangue coletado para avaliação genética. O sangue será avaliado através de polymerase chain reaction (PCR) em tempo real (Taqman®), e single nucleotide polymorphisms (SNPs) relacionadas a genes do sistema dopaminérgico (DRD1, DRD2, DRD3, DRD4, COMT), do sistema glutamatérgico (GRIK4, GAD1, GRIN2B), e outras importantes SNPs de genes relacionados à esquizofrenia (NRG1, DISC1, DTNBP1, DAO, DAOA) serão avaliados. Análises estatísticas multivariadas, e equações estruturais (análise de classes latentes), serão realizadas, incluindo dados da entrevista psiquiátrica (sintomas psiquiátricos da SIPS), dados neuropsicológicos e dados genéticos para que se possa elaborar algoritmos de risco para transição para a psicose. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LOCH, ALEXANDRE ANDRADE; FREITAS, ELDER LANZANI; HORTENCIO, LUCAS; CHIANCA, CAMILLE; ALVES, TANIA MARIA; SERPA, MAURICIO HENRIQUES; ANDRADE, JULIO CESAR; VAN DE BILT, MARTINUS THEODORUS; GATTAZ, WAGNER FARID; ROESSLER, WULF. Hearing spirits? Religiosity in individuals at risk for psychosis-Results from the Brazilian SSAPP cohort. SCHIZOPHRENIA RESEARCH, v. 204, p. 353-359, FEB 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.