Busca avançada
Ano de início
Entree

Nutrição mineral de plantas e a tolerância do capim tanzânia ao estresse causado por metais

Processo: 15/20624-4
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de setembro de 2016 - 28 de fevereiro de 2019
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Pastagens e Forragicultura
Pesquisador responsável:Francisco Antonio Monteiro
Beneficiário:Francisco Antonio Monteiro
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Pesq. associados:Roberta Corrêa Nogueirol
Assunto(s):Nutrição vegetal  Nutrientes minerais do solo  Capim-tanzânia  Panicum maximum  Metais  Estresse oxidativo 

Resumo

O Brasil possui aproximadamente 196 milhões de hectares de pastagens, o equivalente a 71% da área agrícola do país e 23% do território nacional. A grande maioria das áreas de pastagens está ocupada pelas gramíneas forrageiras tropicais, uma das quais é a espécie Panicum maximum e, dentre os cultivares dessa espécie, destaca-se o capim tanzânia. O fato de o capim tanzânia ter elevada importância agropecuária se deve aos aspectos genéticos da gramínea, os quais proporcionam rusticidade e elevada capacidade de tolerar ambientes com condições edafoclimáticas adversas. Tal característica conduziu o grupo de pesquisa que apresenta esta solicitação a identificar outros possíveis potenciais de uso para este capim, voltado para a fitorremediação de metais, uma vez que apresenta os pré-requisitos das plantas remediadoras, tais como rápida rebrotação, crescimento acelerado (principalmente em condições tropicais), grande acúmulo de biomassa, grande absorção de elementos minerais e tolerância a alguns elementos tóxicos. A contaminação do solo por metais é problema ambiental generalizado e a quantidade de áreas contaminadas por metais vem crescendo em ritmo acelerado nos anos recentes, com forte impacto na saúde da população humana, uma vez que os metais podem entrar na cadeia alimentar. Na presente proposta é encaminhado o conjunto de cinco subprojetos agrupados em um projeto mais abrangente, mantendo uma única abordagem da nutrição mineral da planta forrageira versus tolerância ao estresse causado por metais. O objetivo no projeto é avaliar o efeito do fornecimento dos nutrientes N(formas de nitrato e amônio), K e S no alívio de estresse induzido pelos metais Ba, Cd, Cr, Cu e Zn no capim tanzânia cultivado em solução nutritiva. Cada subprojeto abrangerá um fatorial de doses do nutriente x doses do metal, em blocos ao acaso, com seis repetições. A solução nutritiva de Hoagland e Arnon servirá de base para o preparo das soluções e serão avaliados dois períodos de crescimento das plantas. Três repetições experimentais serão usadas nas avaliações produtivas e nutricionais, enquanto outras três serão empregadas nas avaliações metabólicas. Serão efetuadas observações visuais e determinados valor SPAD, atividade fotossintética, morfogênese e produção das plantas, concentração e acúmulo dos nutrientes e metais envolvidos em cada subprojeto, bem como avaliados os indicadores de estresse oxidativo (MDA e H2O2), atividades das enzimas do sistema antioxidante (catalase, ascorbato peroxidase, glutationa redutase, guaiacol peroxidase e superóxido dismutase). Em casos específicos, as determinações de atividades de enzimas (como redutase do nitrato e glutamina sintetase) e/ou concentrações de compostos orgânicos (como aminoácidos e/ou di e poliaminas) do metabolismo do nutriente também serão realizadas. A análise estatística dos resultados será realizada utilizando o software SAS. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE SOUZA JUNIOR, JOAO CARDOSO; NOGUEIROL, ROBERTA CORREA; MONTEIRO, FRANCISCO ANTONIO. Nitrate and ammonium proportion plays a key role in copper phytoextraction, improving the antioxidant defense in Tanzania guinea grass. ECOTOXICOLOGY AND ENVIRONMENTAL SAFETY, v. 171, p. 823-832, APR 30 2019. Citações Web of Science: 1.
DE SOUZA JUNIOR, JOAO CARDOSO; NOGUEIROL, ROBERTA CORREA; MONTEIRO, FRANCISCO ANTONIO. NO3-/NH4+ ratios affect nutritional homeostasis and production of Tanzania guinea grass under Cu toxicity. Environmental Science and Pollution Research, v. 25, n. 14, SI, p. 14083-14096, MAY 2018. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.