Busca avançada
Ano de início
Entree

Impacto das mudanças climáticas no regime hídrico de riachos do Sudeste do Brasil

Processo: 16/02877-5
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Programa de Pesquisa sobre Mudanças Climáticas Globais - Regular
Vigência: 01 de setembro de 2016 - 28 de fevereiro de 2019
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Recursos Florestais e Engenharia Florestal
Pesquisador responsável:Silvio Frosini de Barros Ferraz
Beneficiário:Silvio Frosini de Barros Ferraz
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Pesq. associados:Humberto Ribeiro da Rocha ; Marisa de Cassia Piccolo ; Plínio Barbosa de Camargo ; Ricardo de Oliveira Figueiredo
Bolsa(s) vinculada(s):17/17683-4 - Organização de banco de dados de vazão e precipitação, BP.TT
17/08199-1 - Organização de banco de dados de vazão e precipitação para bacias do Estado de São Paulo, BP.TT
17/00171-0 - Uso do índice de vegetação para aprimoramento do modelo de Budyko, BP.TT
Assunto(s):Bacia hidrográfica  Qualidade da água  Hidrologia de floresta  Mudança climática  Impactos ambientais 

Resumo

A proposta deste estudo é utilizar o modelo hidrológico de Fu (1981) baseado na hipótese de Budyko (Budyko, 1948, 1974) para relacionar as mudanças climáticas e o impacto na vazão de riachos de diversos locais do Sudeste do Brasil. A hipótese deste trabalho é que esse modelo, pode ser validado com dados locais da região sudeste do Brasil, possibilitando a identificação de fatores críticos para a estabilidade da produção de água em bacias hidrográficas e a previsão do comportamento do balanço hídrico em condições de alteração do uso do solo e mudanças climáticas. Adicionalmente será estudada a qualidade da água superficial, uma vez que alterações na hidrobiogeoquímica das bacias decorrentes de práticas inadequadas de manejo são fatores agravantes da deterioração desta qualidade e podem limitar o uso dos recursos hídricos. Os objetivos deste estudo são: (i) calibrar e validar o modelo de Fu com dados de clima e de vazão de microbacias existentes no Sudeste do Brasil; (ii) Simular cenários climáticos futuros e calcular os impactos do aquecimento global no regime hidrológico de microbacias no Sudeste do Brasil; (iii) Realizar um mapeamento regional, caracterizando e estabelecendo indicadores hidrológicos de responsividade ao manejo em bacias hidrográficas; (iv) aprimorar o modelo de Fu, inserindo variáveis biológicas, como a área foliar da vegetação do entorno das microbacias, para torná-lo mais sensível à simulações de curta escala de tempo e para pequenas e médias microbacias e, (v) Complementar o diagnóstico da responsividade ao manejo em bacias hidrográficas por meio de avaliação hidrobiogeoquímica, incluindo análises do material dissolvido e particulado transportados pelos cursos d'água permanentes e intermitentes. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SANTOS, GLAUCIA REGINA; GENTIL OTTO, MARINA SHINKAI; DE SOUZA PASSOS, JOSE RAIMUNDO; ONOFRE, FELIPE FERREIRA; RODRIGUES, VALDEMIR ANTONIO; DE PAULA, FELIPE ROSSETTI; DE BARROS FERRAZ, SILVIO FROSINI. Changes in decomposition rate and litterfall in riparian zones with different basal area of exotic Eucalyptus in south-eastern Brazil. SOUTHERN FORESTS, v. 81, n. 4 JULY 2019. Citações Web of Science: 0.
GARCIA, LARA GABRIELLE; SALEMI, LUIZ FELIPPE; LIMA, WALTER DE PAULA; DE BARROS FERRAZ, SILVIO FROSINI. Hydrological effects of forest plantation clear-cut on water availability: Consequences for downstream water users. JOURNAL OF HYDROLOGY-REGIONAL STUDIES, v. 19, p. 17-24, OCT 2018. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.