Busca avançada
Ano de início
Entree

Produção de estranheza em colisões Pb-Pb na energia de 5.02 TEV no ALICE

Processo: 16/13803-2
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de outubro de 2016 - 30 de setembro de 2018
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física das Partículas Elementares e Campos
Pesquisador responsável:David Dobrigkeit Chinellato
Beneficiário:David Dobrigkeit Chinellato
Instituição-sede: Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Plasma de quarks e glúons  Grande Colisor de Hádrons  Estranheza (física)  Colisões de íons pesados relativísticos  Experimento ALICE 

Resumo

Nas últimas décadas, colisões ultra-relativísticas de íons pesados vêm sendo utilizadas para criar sistemas de alta densidade de energia nos quais acredita-se que um estado desconfinado de matéria partônica, o 'Quark-Gluon Plasma' (QGP), é criado. Diversos traços característicos deste estado da matéria, como a anomalia bariônica e o aumento da produção de estranheza, foram estudados tanto no RHIC com colisões ouro-ouro (Au-Au) a 200 GeV quanto no LHC com colisões chumbo-chumbo (Pb-Pb) a uma energia de 2.76 TeV. Recentemente, o LHC forneceu colisões Pb-Pb a uma energia sem precedentes de 5.02 TeV. Neste projeto, propomos o estudo da anomalia bariônica e do aumento na produção de estranheza em colisões Pb-Pb nesta nova energia. Isto determinará se os mecanismos responsáveis por estes fenômenos dependem da densidade de energia, caso no qual estes fenômenos dependerão de $\sqrt{s}$, ou se dependem apenas do tamanho do sistema, caso no qual estes observáveis permanecerão inalterados, já que os núcleos que colidem têm as mesmas dimensões. Além disso, propomos a manutenção, operação e desenvolvimento de um framework de seleção e classificação de eventos chamado de AliMultSelection, que será a ferramenta a ser utilizada para qualquer seleção de centralidade ou multiplicidade em pp, p-Pb e Pb-Pb não só neste projeto mas também por todas as análises feitas no experimento ALICE. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ACCONCIA, R.; CHINELLATO, D. D.; DERRADI DE SOUZA, R.; TAKAHASHI, J.; TORRIERI, G.; MARKERT, C. Resonance suppression from color reconnection. Physical Review D, v. 97, n. 3 FEB 12 2018. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.