Busca avançada
Ano de início
Entree

Boas práticas de manejo na produção de juvenis de tilápias do Nilo

Processo: 16/07696-9
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de setembro de 2016 - 31 de agosto de 2018
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca - Aquicultura
Pesquisador responsável:Fabiana Garcia Scaloppi
Beneficiário:Fabiana Garcia Scaloppi
Instituição-sede: Instituto de Pesca. Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA). Secretaria de Agricultura e Abastecimento (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Pesq. associados:Eduardo Makoto Onaka ; Helenice Pereira de Barros ; Igor Paiva Ramos
Assunto(s):Piscicultura familiar  Peixes  Tilápia-do-Nilo  Tanques-rede  Alimentação animal  Substratos  Perifiton 

Resumo

Mundialmente, o grande volume de produtos da aquicultura advém de pequenas e médias propriedades e no Brasil, a aquicultura familiar também contribui significativamente para a produção de pescado. No oeste do Estado de São Paulo, os produtores de tilápias em tanques-rede destacam o elevado preço da ração e a falta de qualidade e oferta de juvenis e alevinos de tilápia como os principais problemas do setor. Neste sentido, a produção de juvenis de tilápia do Nilo para abastecer a fase de engorda desta espécie em sistema de tanques-rede representa uma interessante opção de obtenção de renda e diversificação da produção para produtores familiares. Uma maneira de melhorar a eficiência deste sistema é reduzir os gastos com o arraçoamento, que representa o maior custo de produção. Em estudo recente realizado por nosso grupo de pesquisa (Processo Fapesp 2013/18721-6), testamos a inclusão de substratos de bambu para produção de perifiton em tanques-rede e verificamos que, dependendo da biomassa de peixe estocada e do manejo alimentar adotado (com ou sem restrição), a inclusão do substrato pode reduzir até 40% da ração ofertada, diminuindo também o tempo de cultivo em até 55 dias. Em continuidade a este estudo, justificamos a necessidade de avaliar a inclusão de substratos na produção de juvenis de tilápia do Nilo (peso médio de 2 a 40 g), com o objetivo de desenvolver um modelo produtivo: mais eficiente e rentável para que, em pequenos módulos produtivos, pequenos produtores possam obter renda e sustentar a atividade em longo prazo. Um experimento em parcelas subdivididas, com 2 fatores principais (com substrato e sem substrato) e 2 fatores secundários (alimentação com 100% e com 50 % da porção diária recomendada) com 3 repetições será instalado em 6 viveiros escavados com dois hapas em cada um, sendo cada unidade experimental representada por um hapa. Serão avaliados: o desempenho produtivo, a mortalidade acumulada, a sanidade, o conteúdo estomacal, viabilidade técnica e econômica e os serviços ecossistêmicos prestados por este sistema de produção. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CASTRO DAVID, LUIZ HENRIQUE; PINHO, SARA MELLO; GARCIA, FABIANA. Improving the sustainability of tilapia cage farming in Brazil: An emergy approach. JOURNAL OF CLEANER PRODUCTION, v. 201, p. 1012-1018, NOV 10 2018. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.