Busca avançada
Ano de início
Entree

A novel cognitive biomarker to screen for dementia across cultures and countries

Processo: 16/50197-3
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de setembro de 2016 - 31 de agosto de 2018
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Cognitiva
Convênio/Acordo: Heriot-Watt University
Pesquisador responsável:Monica Sanches Yassuda
Beneficiário:Monica Sanches Yassuda
Pesq. responsável no exterior: Mario A. Parra Rodriguez
Instituição no exterior: Heriot-Watt University, Edinburgh, Escócia
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Biomarcadores  Demência  Doença de Alzheimer  Técnicas e procedimentos diagnósticos  Intercâmbio de pesquisadores  Colaboração científica 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Psicologia

Resumo

A identificação de marcadores cognitivos para a doença de Alzheimer (DA) que não sejam afetados pela cultura é um tema-chave em todo o mundo, particularmente na América Latina. Para atingir este objetivo, continuaremos a investigar, através de uma agenda de pesquisa colaborativa, as contribuições do STMB para o diagnóstico da DA. Estudos iniciais realizados no Brasil confirmaram que a tarefa não é significativamente influenciada pela idade, escolaridade e de fato é afetada na DA. Por meio da presente colaboração, planejamos incorporar plenamente esta metodologia em nossos protocolos de avaliação existentes para maximizar a força de nossos procedimentos diagnósticos para identificar DA pré-clínica realizados. Isso vai exigir um programa de parceria plena entre as partes envolvidas, no qual as experiências existentes neste campo serão compartilhadas. Desenvolvemos uma agenda abrangente para atingir os seguintes objetivos: 1. Introduzir um novo marcador cognitivo para demência na prática da pesquisa clínica no Brasil e no Reino Unido; 2. Revelar as ligações entre marcadores cognitivos e biomarcadores para a demência; 3. Desenvolver um novo biomarcador cognitivo para DA; 4. Fortalecer os laços de colaboração entre o Grupo de Neurologia Cognitiva e do Comportamento na USP e o Grupo de Neurofisiologia e Demência da Universidade de Heriot-Watt; e 5. Promover o desenvolvimento acadêmico dos jovens investigadores através de atividades de ensino e de aprendizagem entre os grupos envolvidos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
YASSUDA, MONICA SANCHES; CARTHERY-GOULART, MARIA TERESA; CECCHINI, MARIO AMORE; CASSIMIRO, LUCIANA; FERNANDES, KATARINA DUARTE; BARADEL, ROBERTA ROQUE; GARCIA, RICARDO BASSO; NITRINI, RICARDO; DELLA SALA, SERGIO; PARRA, MARIO ALFREDO. Free Recall of Bound Information Held in Short-Term Memory is Unimpaired by Age and Education. ARCHIVES OF CLINICAL NEUROPSYCHOLOGY, v. 35, n. 2, p. 11-pg., . (14/50203-8, 16/50197-3)
CECCHINI, MARIO AMORE; YASSUDA, MONICA SANCHES; SQUARZONI, PAULA; COUTINHO, ARTUR MARTINS; FARIA, DANIELE DE PAULA; DE SOUZA DURAN, FABIO LUIZ; DA COSTA, NAOMI ANTUNES; DE GOBBI PORTO, FABIO HENRIQUE; NITRINI, RICARDO; FORLENZA, ORESTES VICENTE; et al. Deficits in short-term memory binding are detectable in individuals with brain amyloid deposition in the absence of overt neurodegeneration in the Alzheimer's disease continuum. BRAIN AND COGNITION, v. 152, . (14/50873-3, 16/50197-3, 12/50329-6, 16/07967-2)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.