Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo do clima urbano na região do ABC paulista

Processo: 16/14563-5
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Programa de Pesquisa sobre Mudanças Climáticas Globais - Regular
Vigência: 01 de outubro de 2016 - 30 de setembro de 2018
Área do conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:María Cleofé Valverde Brambila
Beneficiário:María Cleofé Valverde Brambila
Instituição-sede: Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas (CECS). Universidade Federal do ABC (UFABC). Ministério da Educação (Brasil). Santo André , SP, Brasil
Pesq. associados:Andréa de Oliveira Cardoso ; Cláudia Boian ; Humberto de Paiva Junior ; Lucia Helena Gomes Coelho
Assunto(s):Chuva ácida  Microclima urbano  Poluição atmosférica  Espaço urbano  Qualidade do ar  Região do Grande ABC (SP) 

Resumo

O presente projeto tem como objetivo principal estudar o clima urbano na região do ABC Paulista, analisando as influências mútuas entre as características da atmosfera local no espaço urbano e os poluentes atmosféricos gerados por atividades antrópicas. O ABC Paulista se localiza no setor sudeste da Região Metropolitana de São Paulo, e é considerada uma das regiões mais importantes do estado de São Paulo, pelo seu perfil industrial e dinamismo econômico. Para alcançar o objetivo deste estudo, inicialmente serão aplicadas metodologias para identificar os principais fenômenos atmosféricos caraterísticos de uma área urbana, estes são: ilhas de calor, circulação do vento local e penetração de brisas marítimas, eventos extremos de chuva, e conforto térmico. Posteriormente, se realizará um levantamento da qualidade do ar, no que se refere aos poluentes atmosféricos, tendo como base as estações fixas da CETESB, e ainda se avaliará a qualidade de água da chuva para determinar possíveis eventos de chuva ácida. Finalmente serão identificadas as associações e relações mútuas entre as áreas que apresentem altos graus de alterações atmosféricas como núcleos de ilhas de calor e desconforto térmico e as áreas de maior concentração de poluentes, assim como a circulação local e sua contribuição para a dispersão dos poluentes. Os resultados desta pesquisa serão apresentados em mapas temáticos e devem caracterizar na sua forma inicial o clima urbano da região de estudo. Esta informação deve fornecer subsídios para os planejadores urbanos, cientistas e público em geral, interessados em conhecer as áreas mais críticas do ambiente urbano, onde a qualidade de vida da população possa estar comprometida. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VALVERDE, MARIA CLEOFE; COELHO, LUCIA HELENA; CARDOSO, ANDREA DE OLIVEIRA; PAIVA JUNIOR, HUMBERTO; BRAMBILA, RICARDO; BOIAN, CLAUDIA; MARTINELLI, PAULA CRISTINA; VALDAMBRINI, NATASHA MURGU. Urban climate assessment in the ABC Paulista Region of S?o Paulo, Brazil. Science of The Total Environment, v. 735, SEP 15 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.