Auxílio à pesquisa 16/10396-7 - Crianças, Intervenção - BV FAPESP
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Efeito da intervenção com Realidade Virtual sobre a oscilação corporal em diferentes condições de estabilidade da base de suporte e parâmetros espaço-temporais da marcha em crianças com Paralisia Cerebral

Resumo

A Paralisia Cerebral (PC) é um grupo de distúrbios não progressivos do cérebro imaturo causando comprometimento dos movimentos e da postura. Assim, a manutenção na postura bípede é considerada um grande desafio para essas crianças, onde pode-se citar como importantes limitações os déficits do controle postural e marcha. O sistema de controle postural é responsável pela manutenção da estabilidade e orientação corporal dentro dos limites da base de suporte, portanto, a capacidade adaptativa desse sistema frente a perturbações cotidianas é de grande relevância para a funcionalidade. Nesse sentido, novas formas de terapia têm sido desenvolvidas e direcionadas à reabilitação de crianças com PC, entre elas a realidade virtual (RV), capaz de proporcionar estímulos multissensoriais em um ambiente variável, tarefas meta-direcionadas e repetição, favorecendo a aprendizagem de estratégias de controle postural adaptativo. Em vista do exposto, o objetivo do presente estudo é verificar o efeito de um programa de intervenção terapêutica baseado em RV, sobre a oscilação corporal em diferentes condições de estabilidade da base de suporte e parâmetros espaço-temporais da marcha em crianças com PC. Trata-se de um ensaio clinico randomizado controlado e com avaliador cego, de caráter longitudinal e com objetivos clínicos. Participarão do estudo crianças entre 5 e 12 anos com diagnóstico de PC hemiparético e espástico, níveis de GMFCS I e II. As crianças passarão por anamnese completa e serão avaliadas a oscilação corporal em ortostatismo nas diferentes condições de estabilidade (pés paralelos e superfície rígida e maleável, tandem, semi-tandem) e os parâmetros espaço-temporais da marcha. Será utilizado o console Xbox One com Kinect" e quatro jogos comercialmente disponíveis. A intervenção será realizada por oito semanas consecutivas, duas vezes por semana, durante 45 minutos cada. Para a análise estatística será utilizada a análise por intenção de tratamento. Será aplicado o teste de Shapiro-Wilk para verificar a distribuição dos dados. Para a análise de diferença entre os grupos, anteriormente e após o protocolo de intervenção, caso os dados sejam paramétricos, será utilizado o teste de desenho misto ANOVA Two Way. Serão utilizados testes específicos ao número de fatores de comparação com os ajustes estatísticos necessários. Para todas as análises será adotado o nível de significância 5%. Acredita-se que a utilização da RV como recurso terapêutico seja capaz de influenciar a condição de funcionalidade dessas crianças, refletindo sobre a adaptabilidade na oscilação corporal frente às demandas das posturas tandem e semi-tandem e superfície maleável e as variáveis-espaço temporais da marcha. (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ARNONI, JOICE LUIZA BRUNO; KLEINER, ANA FRANCISCA ROZIN; LIMA, CAMILA RESENDE GAMBARO; DE CAMPOS, ANA CAROLINA; ROCHA, NELCI ADRIANA CICUTO FERREIRA. Nonimmersive Virtual Reality as Complementary Rehabilitation on Functional Mobility and Gait in Cerebral Palsy: A Randomized Controlled Clinical Trial. GAMES FOR HEALTH JOURNAL, v. 10, n. 4, p. 254-263, . (16/10396-7)
ARNONI, JOICE LUIZA BRUNO; LIMA, CAMILA RESENDE GAMBARO; VERDERIO, BRUNA NAYARA; KLEINER, ANA FRANCISCA ROZIN; DE CAMPOS, ANA CAROLINA; ROCHA, NELCI ADRIANA CICUTO FERREIRA. Active Videogame Training Combined with Conventional Therapy Alters Body Oscillation in Children with Cerebral Palsy: A Randomized Controlled Trial. GAMES FOR HEALTH JOURNAL, v. N/A, p. 10-pg., . (20/02818-4, 16/10396-7)
BRUNO ARNONI, JOICE LUIZA; PAVAO, SILVIA LETICIA; DOS SANTOS SILVA, FERNANDA PEREIRA; CICUTO FERREIRA ROCHA, NELCI ADRIANA. Effects of virtual reality in body oscillation and motor performance of children with cerebral palsy: A preliminary randomized controlled clinical trial. COMPLEMENTARY THERAPIES IN CLINICAL PRACTICE, v. 35, p. 189-194, . (17/11259-6, 13/13380-6, 16/10396-7)

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