Busca avançada
Ano de início
Entree

Capacidade do NIT para alavancar estratégias, modelagem e prospecção de tecnologias no ambiente da propriedade intelectual (FAPESP-USPTO)

Processo: 16/50391-4
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Programa de Apoio à Propriedade Intelectual (PAPI/Nuplitec)
Vigência: 01 de outubro de 2016 - 31 de janeiro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Economia - Economia Industrial
Pesquisador responsável:Flávia Gutierrez Motta
Beneficiário:Flávia Gutierrez Motta
Instituição-sede: Instituto de Pesquisas Tecnológicas S/A (IPT). Secretaria de Desenvolvimento Econômico (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Inovação  Transferência de tecnologia  Patentes 

Resumo

O Instituto de Pesquisas Tecnológicas do estado de São Paulo (IPT) tem um Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) estabelecida desde 1981, que atua na comercialização, negociação e proteger a propriedade intelectual. Atualmente, o Instituto está implementando um plano estratégico para agir mais eficazmente na área de inovação e para intensificar a transferência de tecnologia para empresas, desta forma, utiliza-se de vários indicadores de desempenho, agrupados em temas, como o chamado "caminho da inovação". As atividades necessárias para o NIT impulsionar a sua capacitação compreendem três temas principais: modelagem de novas abordagens de negócios; prospecção, avaliação e avaliação de tecnologias; e estratégias para negociar e proteger a propriedade intelectual. Uma melhor compreensão e identificação de novas oportunidades e possibilidades para gerar modelos de negócio diferentes reforçar o impacto do Instituto sobre a sociedade, a compreensão de como as ferramentas são usadas para prospectar novos tópicos, a avaliação, valoração e comercialização de tecnologias, gerando melhores resultados nas negociações e na proteção da propriedade intelectual. O estudo mostra diferentes estratégias para lidar com as patentes e principalmente sua utilização pelos parceiros de negócio, também visa melhorar a formação dos recursos humanos, além de fortalecer as interações e estabelecida a relação do NIT com experiências internacionais. (AU)

Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.