Busca avançada
Ano de início
Entree

Neuromodulação não invasiva do córtex frontal de sujeitos com obesidade: estudo prova de conceito

Resumo

A prevalência de obesidade continua cada vez mais alarmante no Brasil e no mundo. A terapia mais amplamente recomendada para a obesidade é a modificação do estilo de vida, no entanto, a implementação dessas mudanças que podem levar a uma perda de peso é difícil e a manutenção da perda de peso a longo prazo é ainda mais desafiadora. Um crescente corpo de trabalho no campo da obesidade e de integração baseadas no cérebro indicam um potencial para projetar novas intervenções terapêuticas. A estimulação transcraniana por corrente contínua é uma técnica bem estudada para a modulação não invasiva da atividade cerebral, e vem demostrando, por meio de estudos recentes, contribuir para reduzir o desejo de alimentos e a ingestão alimentar e, mais recentemente, o peso corporal. Esta técnica melhora os processos cognitivos, que são a chave para a auto-regulação do comportamento alimentar, tais como o controle inibitório. Desta forma, o presente estudo prova-de-conceito, randomizado, duplo-cego, controlado, tem como finalidade avaliar os efeitos da estimulação transcraniana por corrente contínua, isoladamente e em combinação com uma dieta hipocalórica, no peso corporal com o objetivo de auxiliar a perda de peso e evitar a recuperação de peso ao longo do tempo. Esta proposta inovadora de pesquisa clínica exploratória utiliza uma intervenção biomédica que poderia transformar o paradigma para a perda de peso e manutenção da perda de peso, oferecendo uma nova forma de tratar a obesidade. Os resultados deste estudo levarão a estudos maiores a longo prazo para avaliar essa intervenção de neuromodulação não invasiva. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FASSINI, PRISCILA GIACOMO; DAS, SAI KRUPA; MAGEROWSKI, GRETA; MARCHINI, JULIO SERGIO; DA SILVA JUNIOR, WILSON ARAUJO; DA SILVA, ISABELA ROZATTE; DE SOUZA RIBEIRO SALGUEIRO, RAFAELLA; MACHADO, CASSIA DIAS; SUEN, VIVIAN MARQUES MIGUEL; ALONSO-ALONSO, MIGUEL. Noninvasive neuromodulation of the prefrontal cortex in young women with obesity: a randomized clinical trial. International Journal of Obesity, v. 44, n. 6 FEB 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.