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Mobilidade em cadeira de rodas: implicações do design nos aspectos cinéticos, biomecânicos e perceptivos

Processo: 16/05026-6
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de setembro de 2016 - 31 de agosto de 2018
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Desenho Industrial - Desenho de Produto
Pesquisador responsável:Fausto Orsi Medola
Beneficiário:Fausto Orsi Medola
Instituição-sede: Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Pesq. associados: Anthony Robert Joseph Nicholl ; Guilherme da Silva Bertolaccini ; Luis Carlos Paschoarelli ; Sara Raquel Martins da Silva ; Sérgio Tosi Rodrigues
Assunto(s):Ergonomia  Tecnologia assistiva  Mobilidade  Cadeira de rodas  Biomecânica  Design 

Resumo

A mobilidade em cadeira de rodas manual tem sido relacionada à incidência de lesões nos membros superiores e importantes restrições na mobilidade em aclives, terrenos irregulares e longas distâncias. Sob uma perspectiva ergonômica, o design da cadeira de rodas influencia aspectos importantes da interface com o usuário, tais como o desempenho, eficiência e conforto. No entanto, as implicações do design do equipamento na mobilidade têm sido exploradas de forma insuficiente e em contextos não representativos da mobilidade dos usuários em suas rotinas diárias. Investigar de que forma o design do dispositivo influencia a mobilidade pode fundamentar inovações que reduzam a demanda biomecânica e aumentem a eficiência na mobilidade. Este estudo tem como objetivo investigar as implicações do design de cadeiras de rodas manuais nos aspectos cinéticos, biomecânicos e perceptivos da mobilidade em diferentes situações de trajetória. Os procedimentos envolvem testes com sujeitos que realizarão atividades de mobilidade em diferentes terrenos, inclinações e trajetórias, com diferentes modelos e configurações de cadeira de rodas. Serão avaliadas variáveis cinéticas (forças aplicadas nas rodas - sistema SMARTWheel), biomecânicas (eletromiografia de superfície e análise de movimento dos membros superiores) e perceptivas (esforço percebido). Os procedimentos de pesquisa serão baseados em princípios éticos e atenderão os pressupostos científicos, com o tratamento estatístico dos dados (pd0,05) e a demonstração e discussão dos resultados. Espera-se, com este estudo, gerar conhecimento científico que desenvolva os fundamentos ergonômicos do design de cadeiras de rodas manuais, adequando o design do dispositivo às necessidades e expectativas do usuário. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Soluções para os cadeirantes 
Matéria(s) publicada(s) na Revista Pesquisa FAPESP sobre o auxílio::
Soluções para os cadeirantes 

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BERTOLACCINI, GUILHERME DA SILVA; PIRES DE CARVALHO FILHO, IDINEI FRANCISCO; CHRISTOFOLETTI, GUSTAVO; PASCHOARELLI, LUIS CARLOS; MEDOLA, FAUSTO ORSI. The influence of axle position and the use of accessories on the activity of upper limb muscles during manual wheelchair propulsion. International Journal of Occupational Safety and Ergonomics, v. 24, n. 2, p. 311-315, 2018. Citações Web of Science: 3.

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