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Mobilidade em cadeira de rodas: implicações do design nos aspectos cinéticos, biomecânicos e perceptivos.

Processo: 16/05026-6
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de setembro de 2016 - 31 de agosto de 2018
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Desenho Industrial - Desenho de Produto
Pesquisador responsável:Fausto Orsi Medola
Beneficiário:Fausto Orsi Medola
Instituição Sede: Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Pesquisadores associados: Anthony Robert Joseph Nicholl ; Guilherme da Silva Bertolaccini ; Luis Carlos Paschoarelli ; Sara Raquel Martins da Silva ; Sérgio Tosi Rodrigues
Assunto(s):Ergonomia  Tecnologia assistiva  Mobilidade  Cadeira de rodas  Biomecânica  Design 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Biomecânica | Cadeira de rodas | Design | Mobilidade | tecnologia assistiva | Ergonomia

Resumo

A mobilidade em cadeira de rodas manual tem sido relacionada à incidência de lesões nos membros superiores e importantes restrições na mobilidade em aclives, terrenos irregulares e longas distâncias. Sob uma perspectiva ergonômica, o design da cadeira de rodas influencia aspectos importantes da interface com o usuário, tais como o desempenho, eficiência e conforto. No entanto, as implicações do design do equipamento na mobilidade têm sido exploradas de forma insuficiente e em contextos não representativos da mobilidade dos usuários em suas rotinas diárias. Investigar de que forma o design do dispositivo influencia a mobilidade pode fundamentar inovações que reduzam a demanda biomecânica e aumentem a eficiência na mobilidade. Este estudo tem como objetivo investigar as implicações do design de cadeiras de rodas manuais nos aspectos cinéticos, biomecânicos e perceptivos da mobilidade em diferentes situações de trajetória. Os procedimentos envolvem testes com sujeitos que realizarão atividades de mobilidade em diferentes terrenos, inclinações e trajetórias, com diferentes modelos e configurações de cadeira de rodas. Serão avaliadas variáveis cinéticas (forças aplicadas nas rodas - sistema SMARTWheel), biomecânicas (eletromiografia de superfície e análise de movimento dos membros superiores) e perceptivas (esforço percebido). Os procedimentos de pesquisa serão baseados em princípios éticos e atenderão os pressupostos científicos, com o tratamento estatístico dos dados (pd0,05) e a demonstração e discussão dos resultados. Espera-se, com este estudo, gerar conhecimento científico que desenvolva os fundamentos ergonômicos do design de cadeiras de rodas manuais, adequando o design do dispositivo às necessidades e expectativas do usuário. (AU)

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Publicações científicas (5)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MEDOLA, FAUSTO O.; BERTOLACCINI, GUILHERME S.; SILVA, SARA R. M.; LAHR, GUSTAVO J. G.; ELUI, VALERIA M. C.; FORTULAN, CARLOS A.; IEEE. Biomechanical and Perceptual Evaluation of the use of a Servo-Controlled Power-Assistance System in Manual Wheelchair Mobility. 2018 INTERNATIONAL SYMPOSIUM ON MEDICAL ROBOTICS (ISMR), v. N/A, p. 5-pg., . (16/05026-6)
ALCOLEA, VITOR; MEDOLA, FAUSTO ORSI; BERTOLACCINI, GUILHERME DA SILVA; SANDNES, FRODE EIKA; AHRAM, T; KARWOWSKI, W; PICKL, S; TAIAR, R. Effect of Added Mass Location on Manual Wheelchair Propulsion Forces. HUMAN SYSTEMS ENGINEERING AND DESIGN II, v. 1026, p. 7-pg., . (16/05026-6)
BERTOLACCINI, GUILHERME; SANDNES, FRODE; FILHO, IDNEI; PASCHOARELLI, LUIS; MEDOLA, FAUSTO; REBELO, F; SOARES, M. A Descriptive Study on the Influence of Wheelchair Design and Movement Trajectory on the Upper Limbs' Joint Angles. ADVANCES IN ERGONOMICS IN DESIGN (AHFE 2017), v. 588, p. 7-pg., . (16/05026-6)
BERTOLACCINI, GUILHERME DA SILVA; PIRES DE CARVALHO FILHO, IDINEI FRANCISCO; CHRISTOFOLETTI, GUSTAVO; PASCHOARELLI, LUIS CARLOS; MEDOLA, FAUSTO ORSI. The influence of axle position and the use of accessories on the activity of upper limb muscles during manual wheelchair propulsion. International Journal of Occupational Safety and Ergonomics, v. 24, n. 2, p. 311-315, . (16/05026-6)
VITOR ALCOLEA; GUILHERME DA SILVA BERTOLACCINI; RUBENS VENDITTI JUNIOR; FAUSTO ORSI MEDOLA. Propulsion efficiency in wheelchair tennis: a case study on the influence of the racket on the handrim forces. Motriz: rev. educ. fis., v. 26, n. 1, . (16/05026-6, 17/14177-0)

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