Busca avançada
Ano de início
Entree

Óleo essencial de Cymbopogon nardus (l.) Rendle: uma estratégia no combate a infecções fúngicas causadas por Espécies de Candida

Processo: 16/16436-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Publicações científicas - Artigo
Vigência: 01 de novembro de 2016 - 30 de abril de 2017
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia
Pesquisador responsável:Margarete Teresa Gottardo de Almeida
Beneficiário:Margarete Teresa Gottardo de Almeida
Instituição-sede: Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP). Secretaria de Desenvolvimento Econômico (São Paulo - Estado). São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Candida  Cromatografia a gás  Microbiologia  Óleos essenciais 

Resumo

Introdução: A incidência de infecções fúngicas, especialmente aquelas causadas por leveduras do gênero Candida tem aumentado nas duas ultimas décadas. Entretanto, a terapia indicada para o controle destas infecções, apresenta limitações. Deste modo, as plantas medicinais emergem como uma alternativa na busca por novos agentes antifúngicos, como o óleo essencial, que apresenta importantes atividades biológicas. Dados da literatura mostram importantes propriedades do óleo essencial de Cymbopogon nardus (L.) Rendle, como antitumorais, antinociceptivas e antibacterianas. Assim, a investigação deste composto no combate a fungos patogênicos é interessante. Objetivo: O objetivo deste estudo foi avaliar a composição química e o potencial biológico do óleo essencial (OE) obtido das folhas de C. nardus com foco no perfil antifúngico sobre espécies de Candida. Métodos: o OE foi obtido por hidrodestilação e analisado por cromatografia gasosa acoplada a espectrômetro de massa (CG-EM). Ensaios do potencial antifúngico sobre cepas padrões e clínicas foram realizados pela determinação da concentração inibitória mínima (CIM), time-kill, inibição do crescimento hifal de Candida albicans e inibição de biofilmes maduros. Adicionalmente, a citotoxicidade foi investigada pela determinação do IC50 utilizando as linhagens celulares, HepG-2 (hepática) e MRC-5 (fibroblastos). Resultados: de acordo com a análise química do OE, os principais compostos observados foram monoterpenos contendo oxigênio: citronelal, geranial, geraniol, citronelol e neral. Os resultados mostraram importante atividade antifúngica para todas as cepas testadas com valores de CIM de 250 a 1000 µg/mL, com exceção de dois isolados clínicos de C. tropicalis (CIM > 1000 µg/mL). O ensaio time-kill mostrou que o OE inibiu o crescimento das leveduras e a formação hifal de C. albicans nas concentrações de 15.8 a 1000 µg/mL. A inibição de biofilme maduro das cepas de C. albicans, C. krusei e C. parapsilosis foi observada na concentração de 10 x CIM. Os valores de IC50 para o OE foram 96.6 µg/mL (HepG-2) e 33.1 µg/mL (MRC-5). Conclusão: Como importantes mecanismos de virulência são atribuídos a estas infecções, o OE é promissor na inibição de espécies de Candida, especialmente contra biofilmes. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE TOLEDO, LUCIANI GASPAR; DOS SANTOS RAMOS, MATHEUS APARECIDO; SPOSITO, LARISSA; CASTILHO, ELZA MARIA; PAVAN, FERNANDO ROGERIO; LOPES, ERICA DE OLIVEIRA; ZOCOLO, GUILHERME JULIAO; NUNES SILVA, FRANCISCA ALINY; SOARES, TIGRESSA HELENA; DOS SANTOS, ANDRE GONZAGA; BAUA, TAIS MARIA; GOTTARDO DE ALMEIDA, MARGARETE TERESA. Essential Oil of Cymbopogon nardus (L.) Rendle: A Strategy to Combat Fungal Infections Caused by Candida Species. INTERNATIONAL JOURNAL OF MOLECULAR SCIENCES, v. 17, n. 8 AUG 2016. Citações Web of Science: 7.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.