Busca avançada
Ano de início
Entree

Propagação e supressão de chamas de etanol anidro - ar

Processo: 15/25435-5
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de setembro de 2016 - 30 de novembro de 2018
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica - Fenômenos de Transportes
Pesquisador responsável:João Andrade de Carvalho Junior
Beneficiário:João Andrade de Carvalho Junior
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia (FEG). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Guaratinguetá. Guaratinguetá , SP, Brasil
Pesq. associados:Andrés Armando Mendiburu Zevallos ; Christian Jeremi Rodriguez Coronado
Assunto(s):Combustão 

Resumo

A presente proposta considera dois objetivos. O primeiro consiste na determinação experimental da velocidade de chamas pré-misturadas de misturas de etanol anidro - ar na temperatura ambiente; pressões atmosférica e sub-atmosféricas; e, diferentes razões de equivalência, inclusive aquelas perto dos limites de inflamabilidade. Portanto, boa parte dos resultados experimentais obtidos serão inéditos. Os experimentos serão realizados a 101.3, 80, 60, 40 e 20 kPa. O segundo objetivo consiste em determinar que tipo de supressor de chama é adequado para evitar a propagação na temperatura ambiente e diferentes pressões. Os tipos de extintores de chama considerados serão de placa perfurada e de placas paralelas. Para os testes serão seguidos os procedimentos descritos na Norma Europeia (BS EN 12874:2001). Os experimentos serão realizados a 101.3, 80, 60 e 40 kPa. As chamas laminares pré-misturadas são um parâmetro importante para a caraterização da combustão de uma mistura em particular. Em anos recentes, graças aos projetos FAPESP de pesquisa regular 2009/09738-7 e de pós-doutorado 2009/09008-9, os limites de inflamabilidade do etanol em ar em diferentes pressões e temperaturas foram determinados. A presente proposta representa outro passo para a caraterização da combustão do etanol. Assim também é necessário determinar quais supressores de chama são adequados para impedir propagações em tubulações de combustível. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CICCARELLI, G.; CHAUMEIX, N.; MENDIBURU, A. Z.; N'GUESSAN, K.; COMANDINI, A. Fast-flame limit for hydrogen/methane-air mixtures. PROCEEDINGS OF THE COMBUSTION INSTITUTE, v. 37, n. 3, p. 3661-3668, 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.