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A aquisição de marcadores discursivos na fala dialógica de aprendizes de italiano LE - de nível elementar, intermediário e avançado: mediante uma abordagem voltada à ação

Resumo

O objetivo do projeto é desenvolver entre estudantes de italiano LE - de nível elementar, intermediário e avançado - consciência e capacidade de uso em relação à utilização dos MD da língua italiana e, portanto, garantir um progresso eficaz na aprendizagem da competência discursiva em língua italiana LE , mediante uma abordagem orientada à ação. Esta pesquisa será articulada em duas fases. Durante a primeira fase do projeto serão elaboradas tarefas (task) que proponham uma sequência equilibrada e alternada entre atividade de descoberta e atividade de reutilização do MD, por meio de "espaços interativos" que favoreçam a produção (output) em italiano LE. Posteriormente, tal material será publicado on-line com a criação de um blog denominado "Ma dai!: propostas didáticas em ação para a aprendizagem dos marcadores discursivos em italiano LE".O material elaborado durante a segunda fase do projeto será implementado nas turmas de estudantes universitários de língua materna portuguesa (variante brasileira) e inscritos nos cursos de Língua Italiana do curso de graduação superior em Língua e Literatura Italiana da Universidade de São Paulo. Nessa fase, que nos permitirá estudar os efeitos produzidos pelo material projetado sobre a interlíngua dos aprendizes, será criado um banco de dados, denominado "Observatório sobre a aquisição dos marcadores discursivos em italiano LE de aprendizes de LM português brasileiro", disponível on-line. Esse banco incluirá um inventário do MD e suas relativas funções, desenvolvidas por cada MD, conforme o contexto de ocorrência. Para a análise das funções dos MD adotaremos a taxonomia operada por Bazzanella (1995, 2001), complementada por um conjunto de noções e referências extraídas da análise conversacional que nos permitirá entender como os MD são empregados na construção dialógica entre pares. (AU)