Busca avançada
Ano de início
Entree

Estrutura vegetativa de Pogoniopsis schenckii (Orchidaceae: Vanilloideae) e interação desta orquídea aclorofilada com fungos micorrízicos

Processo: 15/26479-6
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de novembro de 2016 - 31 de outubro de 2019
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Botânica - Morfologia Vegetal
Pesquisador responsável:Juliana Lischka Sampaio Mayer
Beneficiário:Juliana Lischka Sampaio Mayer
Instituição-sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Pesq. associados:Carlos Eduardo Pereira Nunes ; Maria Leticia Bonatelli ; Rafael Silva Oliveira ; Sara Adrian Lopez de Andrade
Assunto(s):Orquídea  Ultraestrutura  Anatomia vegetal  Anatomia 

Resumo

Pogoniopsis é um gênero pouco conhecido de Orchidaceae composto por duas espécies aclorofiladas, mico-heterotróficas obrigatórias, com coloração amarela pálida que se desenvolvem sob a matéria orgânica em matas densas. Plantas mico-heterotróficas (MH) dependem inteiramente da associação com fungos micorrízicos ao longo de suas vidas. Essa associação é necessária para a obtenção de carboidratos e outros nutrientes. As relações filogenéticas de Pogoniopsis permanecem incertas até o momento e estudos com essa espécie MH podem ser importante para a compreensão da história evolutiva das Vanilloideae e também podem trazer informações que contribuam para a compreensão da especialização dessas plantas. Os objetivos do presente projeto são compreender a organização da estrutura vegetativa subterrânea e observar o padrão de colonização do fungo associado a esta espécie MH por meio de análises em microscopia óptica e microscopia eletrônica de varredura e transmissão. Os fungos presentes no interior desses órgãos subterrâneos serão isolados e identificados. Além disso, será avaliado se os fungos isolados são capazes de formar associação micorrízica com o embrião presente na semente madura e de promover o desenvolvimento de protocormos. Também será realizada a análise da composição isotópica do carbono (´13C) e do nitrogênio (´15N) com o objetivo de auxiliar a interpretação da natureza mico-heterotrófica desta espécie indicando uma possível especificidade a certos hospedeiros fúngicos e a origem da fonte última de C e N para estas orquídeas. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CASSOLA, FABIO; PEREIRA NUNES, CARLOS EDUARDO; LUSA, MAKELI GARIBOTTI; GARCIA, VERA LUCIA; SAMPAIO MAYER, JULIANA LISCHKA. Deep in the Jelly: Histochemical and Functional Aspects of Mucilage-Secreting Floral Colleters in the Orchids Elleanthus brasiliensis and E. crinipes. FRONTIERS IN PLANT SCIENCE, v. 10, APR 24 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.