Busca avançada
Ano de início
Entree

IMPACTO DO AQUECIMENTO CLIMÁTICO E ELEVADO CO2 NOS PARÂMETROS GENÉTICOS E BIOLÓGICOS DO SISTEMA REPRODUTIVO DE UMA ESPÉCIE FORRAGEIRA LEGUMINOSA TROPICAL, EM UM SISTEMA DE SIMULAÇÃO Trop-T-FACE

Resumo

As mudanças climáticas observadas e previstas para os próximos anos, devidas ao aquecimento global associado ao incremento de gases de efeito estufa como o CO2 terão sem dúvida um grande e significativo impacto econômico e ecológico sobre as pastagens, florestas e cultivos agrícolas do planeta. No entanto, até o presente, as respostas das espécies tropicais a estes fenômenos, sob condições de campo, têm sido pouco estudadas. Assim, esta pesquisa tem como objetivos avaliar os efeitos das mudanças climáticas em simulações futuras (aumento da temperatura em + 2 ºC e concentrações de CO2 em 600 ppm), em condições de campo, utilizando o sistema Trop-T-FACE (Temperature Free Air Controlled Enhancement and Free-air carbon dioxide enrichment), nos parâmetros do sistema de cruzamento e outras características biológicas relacionadas a fenologia reprodutiva e morfologia floral da espécie forrageira Stylosanthes capitata Vogel. Para as análises genéticas serão utilizados marcadores moleculares microssatélites (SSR), uma vez que estes marcadores são considerados os mais adequados para o estudo de diversidade genética e taxas de cruzamento, devido à sua herança co-dominante e o polimorfismo mais elevado. A hipótese geral da proposta é que a exposição das plantas de S. capitata a alta temperatura (+ 2 ºC) e CO2 (600 ppm) aumentará o número de polinizadores, as taxas de cruzamento, a diversidade genética das progênies, o peso de flores e afetará positivamente a morfologia da flor em desenvolvimento; e não serão observadas diferenças entre algumas características biológicas, como porcentagem de germinação de pólen/sementes e viabilidade do pólen, quando comparadas ao tratamento controle (C). A principal contribuição desta pesquisa está relacionada à geração de novos e relevantes conhecimentos científicos, com ênfase nos parâmetros genéticos e biológicos relacionados à reprodução de uma espécie leguminosa forrageira tropical em ambiente climático futuro de maior concentração atmosférica de CO2 e aquecimento. Assim, este estudo fornecerá os primeiros dados genéticos desta espécie em um contexto de adaptação (ou não) a um cenário futuro de aquecimento global. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ALZATE-MARIN, ANA LILIA; SA RIVAS, PRISCILA MARLYS; GALASCHI-TEIXEIRA, JULIANA S.; BONIFACIO-ANACLETO, FERNANDO; SILVA, CAROLINA COSTA; SCHUSTER, IVAN; NAZARENO, ALISON GONCALVES; GIULIATTI, SILVANA; DA ROCHA FILHO, LEO CORREIA; GAROFALO, CARLOS A.; MARTINEZ, CARLOS A. Warming and elevated CO2 induces changes in the reproductive dynamics of a tropical plant species. Science of The Total Environment, v. 768, MAY 10 2021. Citações Web of Science: 0.
ANA LILIA ALZATE-MARIN; CAROLINA COSTA-SILVA; PRISCILA MARLYS SÁ RIVAS; FERNANDO BONIFACIO-ANACLETO; LETICIA GOBETT SANTOS; RÔMULO MACIEL DE MORAES FILHO; CARLOS ALBERTO MARTINEZ. Diagnostic fingerprints ISSR/SSR for tropical leguminous species Stylosanthes capitata and Stylosanthes macrocephala. Scientia Agricola, v. 77, n. 3, p. -, 2020. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.