Busca avançada
Ano de início
Entree

SOUTH of the West - teoria e história do documentário: intersecções entre Cinema Documentário australiano e brasileiro

Processo: 16/14286-1
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Pesquisador Visitante - Internacional
Vigência: 01 de maio de 2017 - 30 de junho de 2017
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Cinema
Pesquisador responsável:Fernão Vitor Pessoa de Almeida Ramos
Beneficiário:Fernão Vitor Pessoa de Almeida Ramos
Pesquisador visitante: Deane Martin Williams
Inst. do pesquisador visitante: Monash University, Austrália
Instituição Sede: Instituto de Artes (IA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):História do cinema  Documentário cinematográfico  Intercâmbio de pesquisadores 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Documentário Australiano | Documentário Brasileiro | Estudos de Cinema Comparado | história do cinema | história do documentário | Teoria do Documentário | Cinema Documentário

Resumo

O principal projeto que sustenta o convite para a estadia do professor Deane Williams intitula-se "Prolegômenos para uma análise fenomenológica da tomada: tipos de encenação e documentário de arquivo". O contexto da proposta abarca abordagem em teoria do documentário, com corte fenomenológico, nos quais o trabalho desenvolvido pelo prof. Williams se insere. Particularmente importante para o intercâmbio será sua pesquisa com cinema documentário australiano e análise fílmica comparada, que vem enriquecer metodologicamente nosso objetivo de trabalhar filmografias nacionais diversas.O Projeto de Pesquisa apresentado tem sofrido desenvolvimento nesta direção nos últimos anos, centrando-se sempre no conceito de 'encenação documentária' que o fundamenta. Atualmente estamos aplicando metodologia fenomenológica, com foco na ação e na expressão na circunstância da tomada, em filmografias diversas, seguindo abordagem teórica delineada no Projeto.Os desdobramentos atuais centram-se em três modalidades de experiência do 'sujeito-da-câmera' e do 'sujeito-em-cena', conforme interagem na circunstância da tomada fílmica. Para descrever esta interação utilizamos o conceito de "encenação", com ampla tradição em teoria do cinema, atualmente detalhado em 'encenação construída', 'encenação direta' (ambas já abordadas no projeto) e 'a-encenação' (em via de desenvolvimento).A visita do professor abrirá novas fronteiras para enriquecer nosso campo de trabalho com filmografias diversas, para além do cinema documentário brasileiro, ultrapassando igualmente o documentário de corte mais ocidental, percorrido com familiaridade nas universidades nacionais. A proposta é cobrir expressões culturais audiovisuais, em países ao sul do Equador, principalmente Austrália, Nova Zelândia, África do Sul e América do Sul (alguns países do extremo oriente, e também a China, entram igualmente em nosso horizonte). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Revista Pesquisa FAPESP sobre o auxílio::
A book for cinephiles 
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CHAVES, RENAN PAIVA; TONELO, GABRIEL KITOFI; WILLIAMS, DEANE MARTIN. Essie Coffey's My Survival as an Aboriginal (1978) and My life as I live it (1993): autobiographical documentary and the socio-political struggle of an Aboriginal, Black woman. STUDIES IN DOCUMENTARY FILM, v. 14, n. 3, p. 228-245, . (17/03799-0, 18/12740-2, 16/14286-1, 15/02194-2)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.