Busca avançada
Ano de início
Entree

Membranas de polímeros naturais contendo ativos para aplicação em curativos de alto desempenho

Processo: 16/17555-3
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de novembro de 2016 - 31 de outubro de 2018
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Química
Pesquisador responsável:Mariana Agostini de Moraes
Beneficiário:Mariana Agostini de Moraes
Instituição-sede: Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas (ICAQF). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Diadema. Diadema , SP, Brasil
Pesq. associados:Classius Ferreira da Silva ; Patricia Santos Lopes
Assunto(s):Biopolímeros  Liberação controlada de fármacos  Biomateriais  Membranas 

Resumo

A cicatrização de feridas crônicas permanece um desafio para a medicina, pois são processos que necessitam de elevado tempo para cicatrização e, em alguns casos, podem apresentar complicações resultando em amputação do membro. O desenvolvimento de curativos que promovam uma rápida cicatrização, que evitem infecções e forneçam condições de hidratação adequadas, minimizando a dor do paciente, faz-se necessário. Ainda, a incorporação nos curativos de ativos que possibilitem uma rápida cicatrização e que tenham efeito analgésico e anti-inflamatório diretamente no local lesionado torna o desenvolvimento destes dispositivos ainda mais interessante. Neste projeto, é proposto o desenvolvimento de membranas de polímeros naturais, tanto em sua forma pura quanto em multicamadas, que possam atuar como dispositivos de liberação controlada de fármacos e auxiliar na cicatrização de ferimentos. Do ponto de vista científico será estudado o processo de preparo destas membranas, as interações entre os polímeros propostos (quitosana, alginato e fibroína), a influência do fármaco-modelo (diclofenaco de sódio) nas propriedades físicas, químicas e biológicas das membranas, além do estudo cinético e dos mecanismos envolvidos na liberação dos mesmos. Espera-se ao final do projeto desenvolver plataformas para atuar na liberação controlada de fármacos em curativos de alto desempenho. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PACHECO, MURILO SANTOS; KANO, GUSTAVO EIJI; PAULO, LETICIA DE ALMEIDA; LOPES, PATRICIA SANTOS; DE MORAES, MARIANA AGOSTINI. Silk fibroin/chitosan/alginate multilayer membranes as a system for controlled drug release in wound healing. International Journal of Biological Macromolecules, v. 152, p. 803-811, JUN 1 2020. Citações Web of Science: 0.
TOMODA, BRUNO THORIHARA; CORAZZA, FULVIO GABRIEL; BEPPU, MARISA MASUMI; LOPES, PATRICIA SANTOS; DE MORAES, MARIANA AGOSTINI. Silk fibroin membranes with self-assembled globular structures for controlled drug release. Journal of Applied Polymer Science, v. 137, n. 16 DEC 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.