Resumo
O câncer humano representa um significante problema de saúde pública mundial, principalmente em casos em que ele se torna refratário à quimioterapia, radioterapia ou terapia fotodinâmica. Isso devido à evasão da apoptose, cujo comportamento aumenta a mortalidade por câncer. Como estratégia para se reverter essa realidade, tem-se investigado ultimamente a modulação da autofagia como uma nova abordagem antitumoral. Autofagia é um processo biológico cujo papel na oncogênese e progressão tumoral tem um caráter dicotômico - ora pró-mantenedor da homeostase tumoral frente a estresses intrínsecos e, ou estresse extrínsecos, ora modulador de morte celular programada. A ideia do Projeto proposto aqui baseia-se originalmente na modulação da autofagia mediante indução de estresse extrínseco bioquímico mediado por isômeros pentacíclicos triterpenóides - ácidos betulínico (AB) e oleanólico (AO). A modulação da autofagia proposta fundamenta-se no conceito de dano paralelo em membranas de lisossomas e mitocôndrias, cuja extensão do comprometimento mitofágico sinaliza para resgate, morte ou envelhecimento celular de queratinócitos humanos. Ao se modular o fluxo autofágico em células deficientes no gene relacionado à autofagia ATG7, será possível avaliar se o dano biofísico intracelular mediado por AB promove morte celular independente ou não do mecanismo autofágico. Sabe-se que a proteína ATG7 é necessária para a mitofagia, e quando silenciado há resistência tumoral a terapias, tais como Terapia Fotodinâmica e fotodano lisossomal induzido. Aplicando-se ferramentas biotecnológicas voltadas ao estudo molecular e celular será possível entender melhor o estado da arte da mitofagia no conceito proposto por Martins e colaboradores. Dessa forma, o projeto proposto poderá a longo prazo subsidiar conhecimentos científicos na área de desenvolvimento de novas drogas antitumorais e no entendimento de fisiopatologias humanas relacionadas à senescência e instabilidade genômica, tais como doença cardíaca, mal de Alzheimer, mal de Parkinson e doença de Huntington. (AU)
Publicações científicas
(4)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARTINS, WALESKA K.;
BELOTTO, RENATA;
SILVA, MARYANA N.;
GRASSO, DANIEL;
SURIANI, MAYNNE D.;
LAVOR, TAYNA S.;
ITRI, ROSANGELA;
BAPTISTA, MAURICIO S.;
TSUBONE, TAYANA M.
Autophagy Regulation and Photodynamic Therapy: Insights to Improve Outcomes of Cancer Treatment.
FRONTIERS IN ONCOLOGY,
v. 10,
JAN 20 2021.
Citações Web of Science: 0.
BITTENCOURT, L. F. F.;
NEGREIROS-LIMA, G. L.;
SOUSA, L. P.;
SILVA, A. G.;
SOUZA, I. B. S.;
RIBEIRO, R. I. M. A.;
DUTRA, M. F.;
SILVA, R. F.;
DIAS, A. C. F.;
SORIANI, F. M.;
MARTINS, W. K.;
BARCELOS, L. S.
G3BP1 knockdown sensitizes U87 glioblastoma cell line to Bortezomib by inhibiting stress granules assembly and potentializing apoptosis.
JOURNAL OF NEURO-ONCOLOGY,
v. 144,
n. 3,
p. 463-473,
SEP 2019.
Citações Web of Science: 1.
MARTINS, WALESKA K.;
SANTOS, NAYRA FERNANDES;
ROCHA, CLEIDIANE DE SOUSA;
BACELLAR, ISABEL O. L.;
TSUBONE, TAYANA MAZIN;
VIOTTO, ANA CLAUDIA;
MATSUKUMA, ADRIANA YAMAGUTI;
ABRANTES, ALINE B. DE P.;
SIANI, PAULO;
DIAS, LUIS GUSTAVO;
BAPTISTA, MAURICIO S.
Parallel damage in mitochondria and lysosomes is an efficient way to photoinduce cell death.
AUTOPHAGY,
v. 15,
n. 2,
p. 259-279,
FEB 1 2019.
Citações Web of Science: 12.