Busca avançada
Ano de início
Entree

Análises fisiológicas e do S-nitroproteoma durante a embriogênese in vivo e in vitro do Pinheiro brasileiro (Araucaria angustifolia (Bertol.) Kuntze)

Processo: 15/21075-4
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Apoio a Jovens Pesquisadores
Vigência: 01 de dezembro de 2016 - 30 de novembro de 2020
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Botânica - Botânica Aplicada
Pesquisador responsável:André Luiz Wendt dos Santos
Beneficiário:André Luiz Wendt dos Santos
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Pesq. associados:Eny Iochevet Segal Floh ; Manuel Pedro Salema Fevereiro
Bolsa(s) vinculada(s):19/06792-2 - Análise proteômica de linhagens celulares embriogênicas de a. angustifolia submetidas a tratamentos com doadores de óxido nítrico, BP.TT
17/01284-3 - Análises fisiológicas e do S-nitroproteoma durante a embriogênese in vivo e in vitro do pinheiro brasileiro (Araucaria angustifolia (Bertol.) Kuntze), BP.JP
Assunto(s):Embriogênese somática  Poliaminas  Proteômica  Coníferas  Pinheiro  Medicago truncatula 

Resumo

O objetivo do projeto é identificar mecanismos moleculares e fisiológicos que modulam a embriogênese do pinheiro brasileiro, e com estas informações superar a recalcitrância in vitro para o desenvolvimento embriogênico nesta espécie. Para atingir este objetivo, nós iremos combinar informações provenientes de linhagens celulares com diferentes potenciais embriogenicos do Pinheiro Brasileiro e de Medicago truncatula. Para identificação dos mecanismos moleculares e fisiológicos que modulam a embriogênese em ambos os sistemas, serão utilizados dados de proteômica (eletroforese bidimensional - LC-MS/MS e GeLC-MS/MS) associados a manipulação farmacológica dos níveis endógenos de óxido nítrico (ON) e poliaminas (PAs). Será dada ênfase a regulação promovida por modificação pós-traducional mediada por s-nitrosilação durante a embriogênese in vitro e in vivo. Os resultados gerados vão proporcionar informações básicas e aplicadas de biologia celular vegetal, principalmente com relação as vias de sinalização reguladas pela s-nitrosilação de proteínas e sua influência no processo de biossíntese de poliaminas no pinheiro brasileiro e em Medicago truncatula, bem como do seu uso para a propagação do pinheiro brasileiro utilizando a embriogênese somática. A formação e experiência do proponente do projeto associado aos grupos de pesquisa envolvidos (BIOCEL (IB/USP) e BCV-ITQB (Universidade Nova de Lisboa)) serão essenciais para atingir os objetivos propostos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Treinamento técnico em biotecnologia de plantas com bolsa da FAPESP  

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE OLIVEIRA, LEANDRO FRANCISCO; NAVARRO, BRUNO VIANA; CERRUTI, GIOVANNI VICTORIO; ELBL, PAULA; MINOCHA, RAKESH; MINOCHA, SUBHASH C.; WENDT DOS SANTOS, ANDRE LUIS; SEGAL FLOH, ENY IOCHEVET. Polyamine- and Amino Acid-Related Metabolism: The Roles of Arginine and Ornithine are Associated with the Embryogenic Potential. Plant and Cell Physiology, v. 59, n. 5, p. 1084-1098, MAY 2018. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.