Busca avançada
Ano de início
Entree

Divergências morfológicas e comportamentais de moscas-das-frutas do gênero Anastrepha (Diptera: Tephritidae) relacionadas utilização diferencial de frutos hospedeiros

Processo: 16/00782-7
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de novembro de 2016 - 30 de abril de 2019
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia
Pesquisador responsável:Denise Selivon Scheepmaker
Beneficiário:Denise Selivon Scheepmaker
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Pesq. associados:Andre Luiz Paranhos Perondini
Bolsa(s) vinculada(s):17/27069-1 - Análise da morfologia das antenas e asas de moscas-das-frutas do gênero Anastrepha (Diptera: Tephritidae), BP.TT
Assunto(s):Comportamento reprodutivo  Interação planta-inseto  Microscopia eletrônica de varredura 

Resumo

As espécies de tefritídeos frugívoros, incluindo as espécies de Anastrepha, utilizam uma enorme variedade de frutos hospedeiros e duas estratégias de utilização de recursos durante o estágio larval, ocorrem entre elas. Na primeira, as espécies são altamente especializadas (monófagas/oliogófilas) explorando hospedeiros de apenas um determinado gênero ou família de plantas e, na segunda, são generalistas (polífagas) infestando um grande número de hospedeiros não-relacionados. As características de monofagia ou polifagia das moscas-das-frutas estão também, associadas a diferenças no comportamento dessas espécies. De modo geral, a distribuição dos recursos, particularmente os relacionados à alimentação, tem influência sobre o local e no modo como os indivíduos se encontram para acasalamento. O projeto visa o estudo de espécies generalistas e especialistas de Anastrepha e também de populações de A. sp.1 aff. fraterculus, para avaliar se diferenciação morfológica, de comportamento reprodutivo e genética ocorrem nesses grupos de espécies quando se comparam amostras populacionais derivadas de diferentes frutos hospedeiros. Diferenças fenotípicas serão avaliadas por microscopia eletrônica de varredura das antenas, morfometria geométrica das asas e da assimetria de cerdas frontais e pós-orbitais. A variabilidade comportamental será estudada em testes de compatibilidade reprodutiva e atratividade das fêmeas à frutos hospedeiros. Estimativas de diferenças genéticas serão feitas pela análise de microssatélites. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PREZOTTO, LEANDRO F.; PERONDINI, ANDRE L. P.; HERNANDEZ-ORTIZ, VICENTE; FRIAS, DANIEL; SELIVON, DENISE. What Can Integrated Analysis of Morphological and Genetic Data Still Reveal about the Anastrepha fraterculus (Diptera: Tephritidae) Cryptic Species Complex?. INSECTS, v. 10, n. 11 NOV 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.